Os municípios de Alcobaça e Caldas da Rainha serão, entre 16 e 20 de setembro, o epicentro da cerâmica mundial ao acolherem o 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC). Sob o tema “A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: da Antiguidade à Contemporaneidade”, este evento reúne já mais de 230 inscritos provenientes de cerca de 50 países, incluindo Alemanha, Austrália, Brasil, Cuba, Guatemala, Finlândia, México, Peru, Porto Rico, Reino Unido, República Checa, China, Coreia do Sul, Singapura, Taiwan e Ucrânia entre outros.
Organizado pelos municípios de Alcobaça e Caldas da Rainha, em parceria com a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), o congresso contará com um vasto programa de atividades que inclui debates temáticos, apresentações de especialistas e eventos culturais. Durante o congresso serão realizadas visitas a museus, fábricas e ateliers de artistas locais, estando ainda prevista a inauguração de duas grandes exposições cerâmicas – uma de âmbito internacional e outra de âmbito nacional –, ambas de entrada gratuita para o público até outubro.
Trata-se de uma oportunidade única para profissionais, académicos, galeristas, curadores, museus, centros de arte e entusiastas da cerâmica de todo o mundo participarem neste evento de grande relevância para o setor.
Para Vitor Marques, presidente do município das Caldas da Rainha, “é um orgulho para nós e para a região receber este congresso, que se realiza pela primeira vez em Portugal e que se constituirá como uma montra internacional da nossa identidade enquanto território de cerâmica por excelência. Além de representar uma excelente oportunidade para a promoção do turismo cultural e patrimonial das regiões envolvidas, o autarca sublinha que o momento servirá para “valorizar o nosso legado e potenciar o desenvolvimento económico e social da região”.
Por sua vez, Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, considera que “a realização do 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica em Alcobaça representa uma enorme oportunidade para projetar a nossa herança cerâmica a um público global. Este evento coloca o território no centro das atenções como um território de excelência na produção cerâmica, reforçando o nosso compromisso com a preservação e promoção do património cultural e artesanal que define a nossa identidade.”
Com um programa cultural intenso, que inclui uma visita cultural a Lisboa e tours pelas regiões do Sul, Centro e Norte de Portugal, o congresso promete ser um marco importante para a promoção da cerâmica portuguesa e o fortalecimento das relações internacionais no setor.
As inscrições podem ser efetuadas em https://alcobaca-caldas2024.
*Mais de 230 especialistas de cerca de 50 países já garantiram presença
“A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: da Antiguidade à Contemporaneidade” em discussão durante cinco dias
Fonte: ice-iberica.com