Abril em Lisboa-A celebrar em casa

477 views
Abril em Lisboa é sinónimo de celebração na rua, mas este ano a EGEAC alterou o convite: festejar em casa, com música, humor, fotografia, video mapping e muito mais.

Assim, entre os próximos dias 16 e 30 assinala-se excecionalmente o mês da liberdade dentro de portas. Com a colaboração de parceiros e artistas, disponibiliza-se no Facebook e no Instagram um conjunto de eventos, entre reposições de vários espetáculos e algumas iniciativas novas. Destaque para o espetáculo de video mapping evocativo dos 45 anos do 25 de abril, realizado pelo OCUBO, para ver ou rever entre os dias 23 e 26 de abril, em vários horários.

Como habitualmente, o dia 25 de abril será assinalado pelo Museu do Aljube – Liberdade e Resistência com a partilha online de testemunhos escritos ou em vídeo, numa versão diferente dos Dias da Memória. Diariamente põe-se à prova a cultura geral, num novo quiz temático sobre a Revolução dos Cravos. São 15 perguntas (uma por dia) e há uma surpresa no final. Já este domingo, às 16h, pode-se ouvir duas das grandes vozes que passaram pelo Fado no Castelo, nas últimas edições, numa compilação das atuações de Carlos do Carmo e Camané (repete dia 26 às 21h). Nas tardes de quarta feira (dias 12 e 22), a partir das 16h, é a vez dos clássicos de Vivaldi e Bach com o concerto da Orquestra Orbis que encheu a Igreja de São Roque em 201​8.

Neste Abril em Lisboa e em casa, mostram-se também algumas das imagens captadas pelo fotojornalista Bruno Portela para assinalar os 20 anos da Expo’98, integradas na exposição Você Não Está Aqui inaugurada nas Festas de Lisboa de 2018; recordam-se ainda os concertos espontâneos de piano ou a liberdade de dirigir uma orquestra na rua; e pode voltar a rir-se um pouco com o humor de Hugo Van Der Ding, no espetáculo Isto só neste País, apresentado o ano passado, durante o Festival Política.

Também se escolheu uma playlist com músicas de intervenção, portuguesas e estrangeiras e sugerem-se alguns filmes e uma mini-biblioteca de livros revolucionários para ajudar a passar este tempo de quarentena.

artes, ciência, cinema, música
16 abril a 30 abril 2020
vários horários

Mais informação em EGEAC-Cultura na Rua

Fonte Agendalx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar