A Dom Quixote edita , “A Vingança do Ponto de Viragem”, do norte-americano Malcolm Gladwell, já considerado “o pensador mais influente do mundo”, que regressa ao tema das epidemias sociais e dos pontos de viragem ao fim de 25 anos, com o objetivo de explicar agora o lado negro dos fenómenos contagiosos como a Covid, por exemplo.
Através de uma série de histórias fascinantes, traça a ascensão de uma nova e preocupante forma de engenharia social. Leva-nos às ruas de Los Angeles para conhecer os assaltantes de bancos mais bem-sucedidos, redescobre um programa de televisão esquecido dos anos 1970 que mudou o mundo, visita o local de uma experiência histórica num pequeno beco sem saída no norte da Califórnia, e oferece uma história alternativa de duas das maiores epidemias da atualidade: a COVID e a crise dos opiáceos.
Vinte e cinco anos após a publicação do seu inovador primeiro livro, “A Chave do Sucesso”, regressa com um volume totalmente novo que reformula as suas lições à luz de novos e surpreendentes conhecimentos. O que é que o desolador destino da chita nos diz sobre a forma como criamos os nossos filhos? Porque é que as escolas da Ivy League se preocupam tanto com o desporto? O que é o “Magic Third” e o que significa para a harmonia racial?
Com a sua mistura caraterística de narração de histórias com ciência social, oferece um guia para dar sentido aos contágios do mundo moderno.
“A Vingança do Ponto de Viragem explora os momentos decisivos que definem com curiosidade e humor esta nova era de convulsão social.”
– TIME
“Gladwell oferece-nos uma espécie de não‑ficcão interativa, não muito diferente de uma história de detetives… A Vingança do Ponto de Viragem pergunta essencialmente por que razão estamos todos tão prontos a pensar que tudo o que se espalha como um vírus pode ser bom para nós.”
– Wall Street Journal
“Gladwell vira o conceito do ponto de viragem de pernas para o ar, examinando as forças que impulsionam as epidemias negativas, que para ele parecem mais sintonizadas com o nosso momento atual.”
– New York Times
“Gladwell é um grande contador de histórias e escreve com um sentido de curiosidade contagiante, com cada revelação a parecer tão excitante para ele como para os leitores…”
– Economist
É autor de sete bestsellers do New York Times: A Chave do Sucesso, Blink, Outliers, O Que o Cão Viu, David e Golias, Falar com Desconhecidos e A Máfia dos Bombardeiros. É também cofundador da Pushkin Industries, uma empresa de conteúdos áudio que produz podcasts e audiolivros, entre eles “Revisionist History”. Nasceu em Inglaterra, foi criado no Canadá e vive nos arredores de Nova Iorque com a família e um gato chamado Biggie Smalls.