Artigo

A Via Estoica para a Riqueza

A LeYa/ Lua de Papel publica, a 26 de agosto, A Via Estoica para a Riqueza, de Darius Foroux. Investidor, empreendedor, blogger, anfitrião de um podcast sobre finanças pessoais e autor de mais de 500 artigos sobre filosofia, carreiras e negócios, que foram lidos por mais de 30 milhões de pessoas, Darius Foroux explica, neste livro, de forma clara e simples, como aplicar a sabedoria antiga para investir e enriquecer. Repleto de conselhos práticos, A Via Estoica para a Riqueza combina estratégias de investimento inteligentes com a sabedoria dos estoicos. O livro já se encontra disponível em pré-venda online.

Só um em cada cem investidores individuais faz fortuna a curto prazo. Os profissionais da bolsa saem-se melhor, mas não muito: apenas 20 por cento lucram. Darius Foroux, sabe-o bem. Ainda andava a estudar gestão quando arranjou um emprego num banco e fez o seu primeiro investimento de dois mil dólares em ações. Perdeu quase todo o dinheiro.

Passou mais de dez anos a lamber as feridas, com medo de investir, até ao dia em que leu uma passagem do filósofo romano Séneca e percebeu tudo: o que lhe faltava não eram conhecimentos, pois tinha estudado muito sobre a arte de enriquecer; o seu problema era controlar as emoções.

O estoicismo deu-lhe a estabilidade e a frieza de que precisava. Aprendeu a esperar, a ser paciente, a não entrar em pânico perante as flutuações de um mercado cada vez mais volátil. E começou a espalhar a mensagem, em newsletters e artigos que já chegaram a mais de 30 milhões de pessoas.

O que o autor aprendeu está estruturado, de forma clara, simples e concisa em A Via Estoica Para a Riqueza. O livro combina a sabedoria antiga, vital para o domínio emocional, e conselhos absolutamente práticos para quem quer investir com segurança. É apenas uma questão de disciplina. E isso é tudo o que é preciso para investir e enriquecer.

De acordo com Morgan Housel, autor de A Psicologia do Dinheiro, “Darius tem a capacidade rara de tornar ideias complexas em histórias simples”. Sam Dogen, criador do site Financial Samurai, considera que A Via Estoica para a Riqueza é “Um livro maravilhoso que combina estratégias de investimento inteligentes com a sabedoria dos estoicos.” Tadas Viskanta, diretor de educação em investimento no Ritholz Wealth Management, reitera: “Finanças pessoais são exclusivamente pessoais. É essa a abordagem de Foroux no que diz respeito ao investimento. A Via Estoica Para a Riqueza é um livro notável num mundo cada vez mais ruidoso.” Tobias Carlisle, fundador e investidor-chefe do Acquirers Funds, LLC, acrescenta: “Os mercados são muito rápidos a revelar os nossos erros cognitivos e vieses comportamentais. Os estoicos têm um antídoto. O livro de Foroux é uma espetacular introdução ao método dos estoicos para dominar as emoções.” Jimmy Soni, autor de The Founders, é perentório: “A partir de princípios intemporais e técnicas muito práticas, Foroux desenha um mapa de independência financeira livre de ganância ou ansiedade. Para aqueles que se querem proteger da incessante turbulência dos mercados, este livro oferece um porto de abrigo.”

Darius Foroux, mestre em Gestão de Empresas pela Universidade de Groningen, é investidor, empreendedor, blogger e anfitrião de um podcast sobre finanças pessoais. Autor de uma newsletter que chega a mais de 100 mil leitores semanalmente, o autor publicou no seu site mais de 500 artigos sobre filosofia, carreiras e negócios, que foram lidos por mais de 30 milhões de pessoas, desde executivos com cargos de chefia em empresas da Fortune 500 a atletas profissionais. O seu trabalho mereceu a cobertura de publicações como a ForbesEntrepreneurBusiness Insider e The Economist. Em 2020, a plataforma Medium encarregou-o de escrever uma coluna semanal sobre estoicismo, que atraiu mais de 275 mil seguidores.

Traduzido do inglês por Cristina Abranches, A Via Estoica para a Riqueza, de Darius Foroux, chega às livrarias no dia 26 de agosto numa edição da Lua de Papel com 256 páginas e um PVP de €16,50.

 

Fonte: LeYa

642 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar