No âmbito das comemorações do centenário de José Saramago (1922-2010), Prémio Nobel de Literatura em 1998, a Biblioteca Nacional de Portugal apresenta uma mostra bibliográfica e documental que celebra o percurso de escrita do autor.
A exposição A Oficina de Saramago parte da premissa de que um escritor não vem do nada. O momento em que abrimos um romance, um volume de contos ou uma coletânea de poemas é o ponto de chegada de um trajeto, marcado por um trabalho que inclui leituras, pesquisa, escrita e reescrita. É, sobretudo, esse trabalho que a exposição destaca, permitindo um acesso inédito aos bastidores da criação de Saramago.
Os materiais apresentados estão organizados em três grandes eixos, que dão a conhecer as várias bibliotecas relacionadas com o universo escritural do autor: aquela que antecede ou que alimenta a obra (eixo A oficina e a invenção do escritor), a da obra em si (segundo eixo) e aquela que se lhe seguiu (eixo A receção e a consagração).
Ficha técnica:
Curadoria de Carlos Reis e Sara Grünhagen, com pesquisa arquivística de Fátima Lopes (BNP) e apoio técnico dos serviços da BNP.
O catálogo da exposição foi publicado pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Apoio institucional: Fundação José Saramago.