A emoção do contacto com Steve Paxton

861 views

A conferência de Steve Paxton será transmitida em streamingPara ver no Facebook e Youtube.

Relembramos a emoção do contacto com Steve Paxton, na conferência apresentada na Culturgest, em 2019. Uma oportunidade rara para ouvir um dos mais influentes bailarinos e coreógrafos contemporâneos.

O trabalho coreográfico de Paxton é uma das referências fundamentais das práticas de movimento contemporâneas, tendo moldado continuamente a face da dança nos últimos 60 anos. Dançou com José Limon e Merce Cunningham, foi um dos fundadores do Judson Dance Theatre, fonte de criações coletivas que lançaram as raízes da dança pós-moderna, e do coletivo de improvisação nova-iorquino Grand Union. Inventou as técnicas Contacto-Improvisação e Material para a Coluna e cruzou-se com artistas plásticos (como Robert Rauschenberg), tornando-se também marcante para o universo das artes visuais.

O seu trabalho tem vindo a influenciar coreógrafos e bailarinos, muitas vezes ao ponto de se perder a origem de algumas das suas pesquisas: a análise e integração de movimentos quotidianos (como caminhar), a importância do tato, do peso e do equilibrio e a abertura ao corpo não-técnico.

O seu profundo conhecimento do corpo, do seu sentir, da sua fisiologia e das relações deste com o espaço e os outros, conduz-nos a uma outra dimensão: a da ética do viver em conjunto.

Tendo passado muitos anos em digressão, improvisando em solo, dueto ou em grupo, Paxton vive desde a década de 1970 numa comunidade artística no norte de Vermont.

Apresentado em 2019, o ciclo dedicado a Steve Paxton incluiu uma exposição com curadoria Romain Bigé e de João Fiadeiro e a apresentação de algumas performances históricas em palco.

 

 

09 Abril 2020
Quinta 15:00

Transmissão em streaming
Clique nos links para assistir: Facebook e YouTube.
Duração 2h

 

Fonte: Culturgest

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar