A Crise Académica de Coimbra. 1969. Uma Reportagem Fotográfica

204 views

Em Lisboa, o livro será apresentado no dia 9 de maio, às 18h30, na Livraria LeYa na Buchholz (rua Duque de Palmela, 4) e no dia 1 de junho, às 21h00 no Espaço LeYa, da Feira do Livro de Lisboa.

Sobre o livro

A Crise Académica de Coimbra de 1969 (foi com esta designação que ficou conhecida a grande vaga de luta estudantil que teve lugar nessa Universidade na primavera e no verão de 1969, há 50 anos) constitui um dos momentos mais altos da luta contra o regime fascista. Tudo começou com um ato simples: a recusa de satisfazer o pedido da

Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), por parte das autoridades políticas e académicas, para usarem da palavra em nome dos estudantes na inauguração de um novo edifício da Universidade, conhecido como o Edifício das Matemáticas. Esse episódio teve lugar a 17 de abril de 1969 e desenvolveu-se até ao final de julho, com uma greve a exames de dimensão maciça.

Felizmente para nós, os estudantes que nessa altura colaboravam com a Secção Fotográfica da AAC, apercebendo-se da importância do que estava para acontecer, organizaram-se para fazer uma cobertura completa. Reuniram-se nas instalações da Secção, determinaram os locais onde cada um devia realizar o seu trabalho, distribuíram entre si rolos fotográficos e, ao longo de meses, participando na luta, escapando da repressão e dando gosto ao seu interesse pela fotografia, realizaram uma grande e completa reportagem que nos permite hoje apreciar a dimensão que aquela luta alcançou.

O espólio que desse trabalho resultou perdeu-se em grande parte. Mas uma pequena parte ficou: um conjunto de reproduções em papel que foram utilizadas, ainda em 1969, para a realização de uma exposição com o objectivo de divulgar a luta dos estudantes. São essas reproduções, actualmente depositadas na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (a quem deixamos aqui público agradecimento pela colaboração prestada para a realização deste livro), que aqui apresentamos, certos de que desta forma honramos, cinquenta anos depois, tanto os autores das fotos (de alguns destes não recordamos já os seus nomes), como os milhares de estudantes que participaram na luta.

Documento com que a direcção da Secção Fotográfica anunciava a exposição 17 de abril

Ficha do Livro:

Título: Crise Académica de Coimbra. 1969 – Uma Reportagem Fotográfica

Nº págs: 160 – ISBN: 9789722129886 – PVP C/ IVA: 23,90€

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar