A BÊNÇÃO DOS ANIMAIS Fotografias de Alfredo Cunha

2303 views

A bênção dos animais. Fotografias de Alfredo Cunha
28 OUT 2021 | 23 JAN 2022 – Horário: terça a domingo, das 10h às 18h

Durante mais de 20 anos, Alfredo Cunha captou a histórica romaria de Santo António Mixões da Serra, que resultou nesta exposição de 32 fotografias de grande formato, a preto e branco, que agora se apresenta no Museu de Lisboa – Santo António.

Desde que se radicou em Vila Verde, onde vive desde 1995, que o fotógrafo tem mantido um fascínio por este ritual. “Quando desembarquei nesta romaria a minha sensação é que tinha feito uma viagem no tempo. Comecei a fotografar desenfreadamente e nunca mais parei”, afirmou Alfredo Cunha, na abertura desta exposição em Vila Verde.

Inaugurada pela primeira vez na Biblioteca Municipal de Vila Verde, no dia 12 de junho de 2021, esta série foi ainda publicada num livro que inclui uma mais ampla seleção de fotografias, apresentado também nessa ocasião.

No lugar de Mixões da Serra, freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde, o domingo antes de cada 13 de junho, dia de Santo António, é marcado pela bênção dos animais, uma tradição que recua até ao século XVII.

Nesse dia, o largo do Santuário de Santo António de Mixões da Serra enche-se com os devotos que levam vacas, cavalos, cabras, cães, gatos e até pombas para a bênção. Reza a história que tal garante a proteção dos animais, saúde e bons produtos como leite ou ovos.

Através da lente de Alfredo Cunha e da qualidade do trabalho a que já nos habituou, somos transportados para o ambiente místico da serra minhota, numa das mais extraordinárias romarias dedicadas a Santo António, revelando a inusitada vertente rural deste Santo que em Lisboa está sobretudo ligado ao bairrismo das marchas na Avenida e aos arraiais populares.

Museu de Lisboa – Santo António

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar