Meu Abrigo, Minha Tempestade é o emocionante, íntimo e inspirador relato da vida de Arundhati Roy e de como a autora de O Deus das Pequenas Coisas se tornou a pessoa e a escritora que é, moldada sobretudo pela complexa relação com a sua extraordinária e singular mãe, Mary Roy, que descreve como “o meu abrigo e a minha tempestade”.
O notável livro de memórias de Arundhati Roy, autora de O Deus das Pequenas Coisas (vencedor do Booker Prize 1997), é publicado em Portugal a 16 de setembro numa edição da LeYa/ ASA. Finalista do Prémio Kirkus, Meu Abrigo, Minha Tempestade é um surpreendente, por vezes perturbador, mas também profundamente comovente e inesperadamente divertido relato da vida de Arundhati Roy desde a infância em Kerala, na Índia, até aos dias de hoje.
Destroçada pela morte da mãe em setembro de 2022, mas também intrigada e “bastante envergonhada” pela intensidade da sua reação, Arundhati Roy começou a escrever numa tentativa de dar um sentido às suas emoções em relação à mulher de quem fugiu aos dezoito anos, “não por não a amar, mas para poder continuar a amá-la”.
Com a profundidade dos seus romances e a paixão dos seus ensaios, Meu Abrigo, Minha Tempestade é uma ode à liberdade, uma homenagem aos amores difíceis e à singular ferocidade dos espíritos verdadeiramente livres. “Nestas páginas, a minha mãe, a minha gângster, viverá. Ela era o meu abrigo e a minha tempestade.” escreve Arundhati Roy.
Elogiado pela crítica, Meu Abrigo, Minha Tempestade é um dos livros mais aguardados do ano. Segundo o Wall Street Journal, “Este livro pulsa de compaixão e indignação moral… Arundhati Roy reconhece que a sua problemática mãe moldou a escritora de espírito livre, obstinada e audaciosa em que se tornou… É claro neste livro de memórias que, embora tenha perdido o seu principal adversário, Roy não perdeu a sua paixão.” Para a New York Times Book Review, “O implacável livro de memórias da premiada escritora Arundhati Roy capta a vida e os momentos agitados da sua mãe, uma educadora determinada e uma inspiração imperfeita.”
Arundhati Roy é a autora dos prodigiosos romances O Deus das Pequenas Coisas, vencedor do Booker Prize 1997, e O Ministério da Felicidade Suprema, que integrou a longlist para o Booker Prize em 2017, ambos traduzidos para mais de quarenta línguas. Escreveu também várias obras de não-ficção, entre as quais se destaca a coletânea de ensaios Coração Rebelde, também publicada pela ASA. Distinguida ao longo da sua carreira com vários galardões, recebeu, em 2023, o prestigiado European Essay Prize e, em 2024, o PEN Pinter Prize. Vive em Deli.
Com tradução de Ana Marta Caio, Meu Abrigo, Minha Tempestade chega a Portugal no dia 16 de setembro numa edição da LeYa/ASA com 252 páginas e um PVP de €20,90. O livro já está disponível em pré-venda-online.
ARUNDHATI ROY
Livro de memórias de Arundhati Roy, autora de O Deus das Pequenas Coisas, é publicado a 16 de setembro
Fonte: LeYa