«Mulheres na Resistência»

932 views

Novo livro de Tilar J. Mazzeo conta como uma espia alemã, a mulher de um banqueiro e a filha de Mussolini venceram os nazis.

A autora do bestseller Os Meninos de Irena, regressa com uma nova história de coragem. Mulheres na Resistência é uma história real, digna dos melhores romances de espionagem, sobre a corrida para salvar os Diários de Ciano – uma das mais importantes provas documentais da Segunda Guerra Mundial.

 

A LeYa/ ASA publica esta terça-feira, dia 23, uma história real digna dos melhores romances de espionagem: Mulheres na Resistência, de Tilar J. Mazzeo. Autora de várias biografias bestsellers (entre as quais Os Meninos de Irena), Tilar J. Mazzeo conta, neste seu novo livro, como uma espia alemã, a mulher de um banqueiro e a filha de Mussolini venceram os nazis. Graças à coragem e sacrifício destas três mulheres, que se lançaram numa corrida para salvar uma das mais importantes provas documentais da Segunda Guerra Mundial (os Diários de Ciano), conseguiram-se importantes condenações nos julgamentos de Nuremberga.

Em 1943, Edda Mussolini, filha de Benito Mussolini, fez um ultimato ao pai e a Hitler: ou libertavam da prisão o marido (o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Galeazzo Ciano) ou ela entregava os diários dele à imprensa.

Hitler e Mussolini estavam cientes de que os diários os exporiam como criminosos de guerra. Para evitar a fuga de informação, enviam à prisão uma espia alemã, Hilde Beetz, com a missão de seduzir Ciano e localizar os diários. Numa reviravolta digna da melhor ficção, a espia apaixona-se pelo seu alvo e alia-se a Edda na tentativa de o salvar. Mas os seus planos fracassam, e as duas mulheres passam a ter apenas um objetivo: entregar os diários aos Aliados. É nesta altura que os serviços secretos americanos enviam Frances de Chollet, a mulher de um banqueiro, numa missão: tornar-se amiga de Edda e apoderar-se dos diários. Mas o que acontece é uma amizade genuína entre ambas. Juntas, conseguem manipular os agentes da Gestapo e salvar uma das mais importantes provas documentais da Segunda Guerra Mundial.

Tilar J. Mazzeo é autora de vários bestsellers. Especializou-se em não-ficção, biografias de mulheres e em literatura do Romântico na Grã-Bretanha. Dá aulas de Literatura e de Escrita no Colby College, e já escreveu também vários livros, ensaios e críticas sobre vinhos e viagens. Divide o seu tempo entre os Estados Unidos e o Canadá, onde vive com o marido e os enteados. O catálogo da ASA conta já com outro título seu, Os Meninos de Irena.

Com tradução de Ana Saldanha, Mulheres na Resistência chega às livrarias no dia 23 com um PVP de €17,50. O livro já está disponível em pré-venda online.

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar