39.º Festival de Teatro do Seixal

147 views

O 39.º Festival de Teatro do Seixal vai decorrer de 11 de novembro a 3 de dezembro, aliando a apresentação da melhor arte dramática para diferentes idades à reflexão sobre temas e questões bastante atuais, tais como a democracia, a liberdade e a igualdade. Também não serão esquecidos os temas da saúde mental e emocional. À semelhança dos anos anteriores, o festival irá realizar-se de forma descentralizada, passando por todas as freguesias do concelho, contemplando representações no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, no Cinema S. Vicente, no Auditório Municipal de Miratejo e em diversas coletividades do município.

 

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «o Festival de Teatro do Seixal é já uma referência incontornável do nosso concelho e uma iniciativa que devemos apoiar e acarinhar. O envolvimento que sentimos em torno deste festival é tão grande que nos leva a crer que este é um verdadeiro acontecimento cultural que extravasa largamente as fronteiras do município e que tem um alcance verdadeiramente nacional». O presidente da autarquia adianta ainda que este ano a entrada é livre para todas as peças «de forma que a cultura seja efetivamente para todos.»

 

 

O Teatro da Terra, companhia sediada no Seixal, terá honras de abertura do certame com a apresentação da peça de comédia «A Maluquinha de Arroios», no dia 11 de novembro (sexta-feira), pelas 21.30 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. No dia seguinte, será a vez da companhia Teatro Bravo apresentar a peça «Magdalena» no Cinema S. Vicente e, a encerrar o primeiro fim de semana, no domingo (dia 13), a companhia Mente de Cão apresenta «Todas as Coisas Extraordinárias», no Ginásio Clube de Corroios, consistindo numa peça de teatro única e inspiradora que nos fala sobre os temas da depressão e do suicídio.

 

No dia 19 de novembro (sábado), será a vez da companhia O Grito (Seixal) animar o serão no Clube Recreativo da Cruz de Pau com a exibição da peça «A Serpente e a Pítia». Também oriundo do Seixal, o grupo de teatro Pé de Palco levará à Sociedade Musical 5 de Outubro (Aldeia de Paio Pires), no dia 1 de dezembro (quinta-feira), a peça «O Sorteio do Presidente» que pretende «denunciar o flagelo das notícias falsas que populam nos meios de comunicação social». No total, serão exibidos ao público 11 espetáculos que, ao longo de quase um mês, vão colocar o concelho do Seixal no centro das atividades cénicas.

 

A complementar a exibição das peças teatrais, vão realizar-se várias atividades, envolvendo os estabelecimentos de ensino concelhios, além de um workshop de expressão dramática, no Cinema S. Vicente (dias 26 de novembro e 3 de dezembro), e a apresentação da revista «Women On Scene – Mulheres no Teatro e na Performance», no dia 19 de novembro (sábado), pelas 16 horas, no foyer do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

Fonte: CM Seixal

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar