34ª EDIÇÃO AMADORA BD DEDICADA AOS ‘CLÁSSICOS INTEMPORAIS’

850 views

De 19 a 29 de outubro, a Amadora volta a receber mais uma edição do maior Festival de Banda Desenhada em Portugal

‘Clássicos Intemporais’ é o grande tema da 34ª edição do Amadora BD que serve de inspiração à cenografia geral do evento e que irá reunir mais de uma dezena de ícones da banda desenhada nacional e internacional

Bernardo Majer – vencedor do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2022 – é o autor da ilustração original da 34ª edição do Festival, que vai estar com uma exposição individual no Amadora BD

 

O maior evento de banda desenhada em Portugal está de volta à cidade da Amadora.  De 19 a 29 de outubro, a 34ª Edição do Amadora BD recebe de novo na Amadora e de braços abertos os fãs da banda desenhada.  Dedicada aos Clássicos Intemporais, a presente edição integra 13 exposições, com alguns dos mais aclamados ícones da banda desenhada nacional e internacional.

Apresentando-se como um Festival para todos, o Amadora BD aposta em 2023 em conteúdos generalistas que vão ao encontro de um público mais vasto e alargado, promovendo assim a sua missão de criar e educar novos leitores de banda desenhada.

O Festival volta a ocupar 3 espaços na cidade da Amadora, mantendo o Núcleo Central no antigo Ski Skate Amadora Park.  Com uma área total de 2.100 m2, o Núcleo Central do Amadora BD vai acolher a área expositiva (de 950 m2) – onde vão estar patentes 10 exposições de autores nacionais e internacionais – a zona comercial (de 950 m2) – que contará com a presença de 13 editoras e que será palco de inúmeros lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras – e, pelo segundo ano consecutivo, uma área coberta de 250 m2 totalmente dedicada ao gaming e onde serão promovidas inúmeras iniciativas relacionadas com o universo da banda-desenhada: cosplay, jogos “arcade”, realidade virtual, videojogos, consolas, campeonatos, apresentações, entre outras.

Galeria Municipal Artur Bual vai receber duas exposições individuais e a Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos vai acolher uma mostra dedicada a uma das mais emblemáticas personagens de westerns da banda desenhada.

Clássicos Intemporais, tema geral da edição 2023 do Amadora BDé também a inspiração para a cenografia geral do evento que, este ano e a convite do Município da Amadora, contará com uma ilustração original de Bernardo Majer, vencedor do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2022.

O evento culminará com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) que mais uma vez atribui um prémio pecuniário no valor de € 5.000, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.

Sobre o Amadora BD

Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.

A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.

Fonte:mmca.com.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar