Recital de piano de Teresa da Palma Pereira sobre emoções em Cascais

235 views

A pianista apresenta um novo repertório com peças do século XVIII e XIX. Mozart, Chopin e Tchaikovsky fazem parte do programa. As emoções e o mar são os temas que unem as composições apresentadas.

As emoções são a peça central das composições do século XVIII e XIX que a pianista Teresa da Palma Pereira vai apresentar em Cascais. Num recital de piano dirigido a todas as gerações, a artista vai levar a palco um programa com composições de Mozart, Chopin, Liszt, Tchaikovsky, Albéniz e Rimsky- Korsakov, menos habituais no repertório do circuito nacional de piano. O mar é outro tema muito presente nas peças.

“Este é um programa à medida das tradições melómanas de Cascais, percorrendo o período oitocentista em que os seus salões se afirmaram como centros musicais de referência no país”, afirma Teresa da Palma Pereira. “Com temas sobre as águas e a emoção a constituírem o eixo deste recital, é claramente um repertório que encaixa bem nos gostos marítimos dos públicos de Cascais”.

Este novo programa de Teresa da Palma Pereira, estreado em janeiro, foi alterado para começar com uma sonata de Mozart. Será apresentado a 23 de março no Centro Cultural de Cascais, pelas 17:00.

A pianista Teresa da Palma Pereira é galardoada em Portugal e no estrangeiro e é considerada uma das mais prestigiadas da sua geração. Ficou em primeiro lugar no Concurso Internacional Maria Campina, em segundo lugar, e com uma menção especial do júri, no Concurso Internacional Princesa Lalla Meryem. Recebeu também o prémio do Koninklijk Conservatorium, em Bruxelas, que lhe permitiu atuar como solista com a Orquestra da Câmara de Bruxelas.

A pianista tem cinco CDs editados: “A Valsa Transfigurada”, com obras de F. Schubert e R. Schumann; Concerto n.º 1 de Brahms; gravado com a Orquestra do Norte, sob a direção do maestro José Ferreira-Lobo; “Encontro”,
com obras de Mozart e Schumann; Identidade, com obras de Debussy, Prokofiev e Liszt; “Terra”, com obras de Mussorgsky, Bartók e Albéniz. Teresa da Palma Pereira é atualmente diretora artística da Academia de
Música Flor da Murta, com sede em Paço de Arcos. Dirige também desde 2018 o Festival Internacional de Piano de Oeiras.

 

Centro Cultural de Cascais – Auditório

Recital de Piano – Teresa da Palma Pereira
Dia 23 de março, sábado, 17 horas

Programa

MOZART, W. A.
Sonata Kv. 280 em fá Maior
Allegro Assai
Adagio
Presto
CHOPIN, F.
Noturno op. 55, n. 1 em fá menor
Noturno op. 9, n, 1, em si bemol Maior
LISZT, F.
Consolação n. 1
Légende n. 2 “São Francisco caminhando sobre as ondas”
Intervalo
ALBÉNIZ, I.
Rumores de la Caleta op. 71, n. 6
“Malagena” de España op. 165
TCHAIKOVSKY, P.
Pas de deux “Quebra Nozes” (arr. Tchaikovsky)
Rose Adage “Bela Adormecida” (arr. Siloti)
RIMSKY-KORSAKOV, N.
Sherezade op. 35 (arr. P. Gilson)
“Festa em Bagdad”

Fonte: longoalcance.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar