13ª FESTA DO CINEMA ITALIANO

522 views

A 13.ª Festa do Cinema Italiano realiza-se, a partir de 4 de novembro em mais de 16 salas de cinema portuguesas, com o mesmo espírito acolhedor, curioso e transversal das edições anteriores, exibindo um conjunto de filmes italianos, aclamados pela crítica internacional e alguns dos maiores sucessos de bilheteira em Itália.

Em Lisboa, o festival realiza-se de 4 a 12 de novembro, no Cinema São Jorge (sessões de abertura e de encerramento), no UCI El Corte Inglés, e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde são exibidos os filmes da retrospetiva dedicada a Federico Fellini ao longo de todo o mês de novembro.

Para além de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se em Cascais (5-8 novembro, O Cinema da Villa), Porto (5-12 novembro, Cinema Trindade), Setúbal (5-8 novembro, Cinema Charlot), Alverca do Ribatejo (6-7 novembro, Teatro-Estúdio Ildefonso Valério), Penafiel (7-8 novembro, Cinemax), Aveiro (9 e 11 novembro, Teatro Aveirense), Coimbra (10-12 novembro, TAGV), Beja (10-12 novembro, Pax Julia Auditório Municipal), Caldas da Rainha (11-13 novembro, CCC), Loulé (13-15 novembro, Auditório do Solar da Música Nova), Viseu (17-20 novembro, Auditório IPDJ), Tomar (17-21 novembro, Auditório Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca), Almada (25-29 novembro, Auditório Fernando Lopes-Graça), Ponta Delgada (27-29 novembro, Teatro Micaelense), Angra do Heroísmo (1-5 dezembro, CCC), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.

DESTAQUES DE PROGRAMAÇÃO:

Sessão de abertura – antestreia

Em antestreia portuguesa, um dos filmes mais esperados do ano, Pinocchio (Pinóquio), de Matteo Garrone, com Roberto Benigni é o filme de abertura de 13ª Festa do Cinema Italiano, que tem lugar no dia 4 de novembro, em Lisboa, no Cinema São Jorge.
Considerado um dos realizadores mais interessantes do novo cinema italiano (Gomorra, Dogman, O Conto dos Contos), Matteo Garrone volta ao clássico da literatura infantil, mantendo as tintas sombrias do original livro de Carlo Collodi.

Sessão de encerramento – antestreia

Depois do sucesso de Cá por Casa Tudo Bem, Gabriele Muccino volta ao melodrama com Gli anni più belli (Às Coisas que nos Fazem Felizes), um filme sobre a amizade e o amor desenvolvido ao longo de várias décadas, lembrando a melhores obras de Ettore Scola e com grandes interpretações de Pierfrancesco Favino, Kim Rossi Stuart, Micaela Ramazzotti e Claudio Santamaria.
A sessão de encerramento realiza-se no dia 12 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e no Cinema Trindade, no Porto.

Antestreias 

Momenti di trascurabile felicità, de Daniele Luchetti, apresenta-nos uma comédia que coloca a questão se numa hora e meia de filme teríamos tempo para aquilo que conta realmente. Para estar com as pessoas que gostamos e apreciar as pequenas coisas da vida.

Depois de A Rapariga no Nevoeiro, Donato Carrisi volta ao grande ecrã com L’uomo del labirinto (No Centro do Labirinto), baseado num dos seus best sellers, O Homem do Labirinto. Um thriller frenético com Toni Servillo e Dustin Hoffman como protagonistas que não irá desiludir os fãs do género.

Figli (Manual de Sobrevivência para Pais), de Giuseppe Bonito é uma brilhante comédia sobre a dificuldade de um casal em aguentar o stress e as dificuldades que um bebé implica.

Do Festival de Berlim, chega Favolacce dos irmãos Fábio e Damiano D’Innocenzo. Um conto de fadas sombrio, cheio de tensão e desconforto sobre famílias que veem as suas esperanças e sonhos a caírem cedo demais.

Por último, mas não menos importante, o filme Un Figlio de Nome Erasmus, uma comédia italiana filmada inteiramente em Portugal protagonizada pela jovem atriz Filipa Pinto, que estará presente na sessão.

 

A Festa do Cinema Italiano terá ainda uma parte da programação disponível online, em colaboração com a plataforma de cinema independente Filmin.pt, onde será possível ver alguns dos filmes presentes no evento físico e alguns títulos inéditos que irão completar e dialogar com a programação do festival.

Todas as novidades e informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).

 

 

Fonte: festadocinemaitaliano.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar