Veggie Fest Portugal: o maior festival dedicado ao vegetarianismo e sustentabilidade regressa ao Porto

849 views

Showcookings, palestras, um mercado ecológico, masterclasses e 40 expositores relacionados com o vegetarianismo, saúde e sustentabilidade. O Veggie Fest acontece já na próxima semana, entre os dias 22 e 24 de setembro, no Shopping Cidade do Porto (Bom Sucesso, Boavista). O evento é de entrada livre. 

Veggie Fest Portugal está de regresso à Invicta e promete três dias de partilhas, boas conversas, receitas, aprendizagens e muitos petiscos. O evento, dedicado à alimentação e bem-estar, convida não só vegetarianos, mas também os curiosos que procuram saber mais sobre vegetarianismo, nas suas várias vertentes, e sustentabilidade. A entrada é livre e gratuita.

Com o recomeço de mais um ano letivo e o regresso ao trabalho, esta edição tem como grande temática o “Veggie Restart”, prometendo dar dicas saudáveis, relacionadas não só com a alimentação, mas também com a saúde mental. Aprender a lidar com a ansiedade e depressãogerir as refeições familiares na agitação do dia-a-diacomo suplementar défices nutritivos e até como comer comfort food de qualidade são alguns dos temas das várias atividades e iniciativas do festival.

 

No primeiro dia de festival, sexta-feira, 22 de setembro, o palco é inaugurado com um showcooking de pequeno-almoço e brunch vegetarianos. Dentro do mesmo formato, os visitantes são convidados a assistir à confeção de sobremesas saudáveis e comidas de conforto vegetarianas. O público é ainda convidado a descobrir o que a foodbloger Ana Sofia Rosado come num dia. 

 

Já no sábado, 23 de setembro, o dia começa com uma atividade do Celeiro, marca de referência em produtos saudáveis e sustentáveis. Especialistas como Sandra Gomes Silva, nutricionista e co-autora de manuais lançados pela Direção Geral de Saúde, e a médica Júlia Ferreira Rebelo são convidadas a abordar temáticas de como a alimentação afeta a cognição e a saúde mental e como mudar para uma dieta de base vegetal após um problema sério de saúde. No programa segue-se um showcooking que dá a conhecer inúmeros aperitivos vegan, deliciosos e saudáveis. O dia termina com uma sessão sobre plantas e como tratar das pragas, dada por Sofia Manuel, conhecida como A Tripeirinha.

 

O último dia do festival, domingo, 24 de setembro, é marcado por palestras e conversas sobre diferentes temas: opções vegetarianas nas cantinas escolares e universitárias, por Nuno Alvim, Presidente da Associação Vegetariana Portuguesa, as motivações para se ser vegetariano, por Heitor Lourenço, reconhecido ator português, e como passar de um estilo de vida sedentário para uma vida ativa e saudável, por Filipa Range, fundadora do blog “A Cozinha Verde”. A pensar nas famílias, a Chef Plant-Based Luisa Mafei, formada pela Le Cordon Bleu, Londres, dinamiza um showcooking que ensina receitas rápidas para bebés e crianças, mas que agradam também aos mais velhos.

 

Distribuídos pelos pisos do Shopping Cidade do Porto, junto ao Mercado do Bom Sucesso, vão estar 40 expositores e marcas portuguesas, focados no vegetarianismo e na economia circular. Desde opções doces ou salgadas, como alheiras veganas, café e temperos, as propostas alimentares estendem-se por todo o espaço. Para complementar, destacam-se também várias iniciativas que apresentam os seus chás e infusões.

 

O Veggie Fest Portugal conta também com um Eco Market, onde os visitantes poderão conhecer diferentes marcas e projetos nacionais e internacionais, das mais diversas áreas e com uma extensa variedade de produtos, desde vestuário e acessórios, produtos de lifestyle ecológicos, cosmética natural e higiene pessoal, decoração, suplementos nutricionais, alimentação biológica e saudável, entre outros.

 

Os três dias do evento iniciam-se com atividades que promovem a prática do exercício físico, contando com aulas abertas de yoga, tai-chi e pilates, entre outras modalidades. O Veggie Fest Portugal acontece no fim de semana de 22 a 24 de setembro, das 10h às 22h. A entrada é gratuita.

Fonte: silver-lining.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar