Um jantar só com vinhos austríacos? Descubra-o no Golden Catch

474 views

Cerca de 2.800 km separam o restaurante Golden Catch, no WOW (Vila Nova de Gaia) e as vinhas do produtor austríaco Kracher. A uni-los há um jantar vínico, na próxima quarta-feira, em que o peixe e os vinhos de colheita tardia vão estar em destaque.

14 de abril de 2023 – Aproveitando a enorme e diversificada costa portuguesa e a tradição da região ligada ao peixe e marisco, o Golden Catch reúne verdadeiros tesouros do mar à mesa, com pratos tradicionais servidos com um toque contemporâneo. O mar é também a inspiração para o menu do jantar vínico que, na próxima quarta-feira (19 de abril), conta com uma seleção vínica especial e vinda da Áustria.

Pronunciar os nomes dos vinhos será, certamente, um desafio, mas prová-los promete ser um momento único de descoberta, através do produtor Kracher, da área de “Seewinkel”, na região austríaca de Burgenland, situada na margem leste do lago Neusiedl.

Já no restaurante, vai ser com vista para o rio Douro que o jantar (55€ por pessoa) começará com um dos mais enigmáticos pratos do Golden Catch: a Sopa rica de peixe. Só ao quebrar a massa folhada que cobre, no exterior, todo o prato, é que se revelam os densos sabores do mar, que serão sublinhados pelo vinho branco Sohm & Kracher Lion Gruner Veltliner 2021.

Passando para os tintos, o 2018 Cuvée K será serviço com Bacalhau fresco, acompanhado com ratatouille, molho de manteiga e caviar. Segue-se o único prato que não está, habitualmente, na carta do Golden Catch – uma Bochecha de porco de comer à colher com cremoso de batata, tomate cherry confitado e uma redução de vinho tinto, que estará também na harmonização com um 2015 Reunion Vision.

Para o final da refeição, fica reservado o mais especial dos momentos, com dois vinhos de colheita tardia – a grande especialidade pela qual a Kracher se tornou reconhecida na Áustria.  2019 Beerenauslese (que significa “colheita selecionada de bagos”) e Cuvée e 2019 Trockenbeerenauslese (que significa “seleção de uvas secas”) No.6 Welschriesling serão servidos com o famoso sablé, um biscoito amanteigado redondo de origem francesa, aqui apresentado com uma trilogia perfeita: limão, merengue e lima.

Para quem queira adiantar a descoberta destes vinhos, poderá saber desde já que a sua região é marcada pela evaporação da água e pelos prados húmidos que contribuem para um microclima único e ideal para produzir uvas com podridão nobre atacadas pela Botrytis Cinerea. Sinónimo de vinhos frutados, nobres e doces, esta localização dá nas vistas por ter uma grande variedade de uvas num solo rico e montanhoso, onde as variações do terreno influenciam significativamente o desenvolvimento e a qualidade das vinhas.

As reservas para o jantar vínico do Golden Catch estão disponíveis online, através do e-mail book@wow.pt ou do telefone 22 012 1230.

GOLDEN CATCH

Localização: Rua do Choupelo 132, 4400-088 Vila Nova de Gaia

Reservas: onlinebook@wow.pt22 012 1230

Mais informações: https://wow.pt/pt/restaurantes/golden-catch/

 

Fonte: silver-lining.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar