TEC – Últimos Remorsos antes do Esquecimento

465 views

Estreia a 27 de Março a nova peça do TEC (Teatro Experimental de Cascais), que irá durar até 28 de Abril. “Últimos remorsos antes do esquecimento” tem encenação de Elmano Sancho, ator que também será intérprete na peça, ao lado de Beatriz Ferreira, Maria João Falcão, Paulo Pinto, Sérgio Silva e Sílvia Filipe.

A trama desenrola-se num domingo, na casa onde o trio de personagens Paul, Hélène e Pierre decidem vender a propriedade que possuem em comum, desencadeando uma série de emoções, histórias, amor e dor. Elmano Sancho vê nesta trama uma bela metáfora para o momento transitório que o TEC atravessou recentemente.

Ao abordar a relevância da peça nos dias de hoje, o encenador destaca que as temáticas exploradas por Lagarce, como o fim da juventude, desilusão, mágoa e a dificuldade de comunicação, são universais e atemporais. “A desilusão, a mágoa, a impossibilidade de comunicar com o outro, o remorso, a culpa são temas frequentes nas obras de Lagarce e com os quais todos nos relacionamos porque estamos vivos”, afirma Elmano Sancho.

A escolha da obra de Jean-Luc Lagarce, foi motivada pelo fascínio de Elmano Sancho pela linguagem. O ator destaca que, com Lagarce, toda a ação está na linguagem, sendo através dela que as personagens tentam resolver os seus conflitos. A peça, embora tenha sido apresentada anteriormente num contexto académico, faz agora a sua estreia profissional em Portugal.

 

Entre os vários desafios na encenação  da peça, decifrar a linguagem de Lagarce e encontrar a sua musicalidade, ritmo e voz, tornando-a ativa, sensorial e corpórea foi uma delas. A sua abordagem criativa procurou ir ao encontro do universo proposto pelo autor, respeitando a inovação linguística que, embora desafiadora, torna a peça uma experiência teatral única. Elmano Sancho partilha a sua perspectiva sobre o desafio e a responsabilidade de encenar no TEC, afirmando que é uma “enorme responsabilidade, mais ainda por coincidir com a fase de transição da companhia” e expressa o desejo fervente de honrar o legado do Mestre Carlos Avilez.

Os bilhetes já estão disponíveis:
http://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/137606-ultimos_remorsos_antes_do_esquecimento-teatro_experimental_de_cascais/

179ª produção | 2024

de JEAN-LUC LAGARCE
tradução ALEXANDRA MOREIRA DA SILVA
dramaturgia GRAÇA P. CORRÊA
encenação | dramaturgia ELMANO SANCHO
cenografia | figurinos FERNANDO ALVAREZ
desenho de luz ALEXANDRE COSTA
desenho de som | operação de som HUGO NEVES REIS
assistência de encenação RENATO PINO
direção de cena SÉRGIO SILVA
produção RAUL RIBEIRO
direção de montagem RUI CASARES

interpretação BEATRIZ FERREIRA, ELMANO SANCHO, MARIA JOÃO FALCÃO, PAULO PINTO, SÉRGIO SILVA, SÍLVIA FILIPE

27 MAR. a 28 ABR.
Qua. a Sáb. 21h00 | Dom. 16h00
TEATRO MUNICIPAL MIRITA CASIMIRO

Sessão Refood: 6 Abril
Sessão com Língua Gestual Portuguesa: 12 Abril
Conversa com o público: 21 Abril

Fonte: bwr.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar