Localizado bem no centro de Cascais, o Sult (nome que na sua origem, em dinamarquês, significa ‘fome’), veio agitar o panorama local. Sob a orientação do chef Nelson Soares, que nutre uma paixão ardente pela cozinha italiana, este novo restaurante assenta num menu criativo, de inspiração transalpina, mas integrando também produtos locais, e veio ocupar um espaço de relevo no competitivo ambiente da restauração local.
Depois de estabelecidas as bases para uma abertura de sucesso, e que são até confirmadas pelo prémio ‘Bib Gourmand‘ com que o conceito original acaba de ser agraciado no Rio de Janeiro (está igualmente na lista dos 50 Best Discovery e na Louis Vuitton City Guide, por exemplo), o Sult Cascais avança agora para o horário de almoço, num horário de tipo ‘fim de semana alargado’: a ideia é abrir das 12h00 às 16h00, sexta-feira e sábado, e das 12h00 às 17h00 aos domingos.
Para além do menu habitual, os clientes vão também poder encontrar um tártaro de peixe, um crudo de vieira, ostras, e muito vinho branco e champagne a copo, tudo muito em volta dos sabores sazonais.
“Depois de um arranque muito bem-sucedido, onde comprovámos que este conceito faz todo o sentido também em Cascais, estamos agora a expandir o horário. Quisemos, antes de mais, estabelecer a operação, e garantir que os padrões de qualidade que temos eram traduzíveis para esta realidade. Depois de estabelecido esse patamar, e de formadas e testadas as equipas, temos confiança para servir os nossos clientes num horário mais alargado, sem comprometer os nossos níveis de serviço. O ambiente, como é nossa assinatura, é descontraído e informal, e a comida, ou melhor a fome, continua a estar no centro de tudo”, comenta Nelson Soares, Chef Executivo do Sult.
O conceito é baseado no minimalismo nórdico, mais concretamente no Mangia, de Copenhaga, e pretende re-interpretar o clássico restaurante italiano, mas tentando com que cada prato tenha no máximo 5 ingredientes base, para um sabor mais autêntico e uma experiência mais verdadeira.
O espaço conta com 48 lugares que mantêm muitos dos elementos de assinatura do Sult original, como o burburinho de uma esplanada (25 lugares), ou a cozinha parcialmente aberta, sendo todos os pratos finalizados já em sala, numa mesa central.
Com o chef chega também o seu amor ao vinho, sendo que este restaurante promete apostar numa carta bastante alargada e original, com cerca de 100 referências, e forte aposta nos pequenos produtores portugueses locais, com enfoque nos vinhos naturais e bio-dinâmicos, mas também nos clássicos, bem como nos champanhes, muitos deles pouco comuns. A consagrada sommelier italiana Julieta Carrizzo, vencedora de inúmeros prémios no Brasil (entretanto radicada em Portugal), vai prestar consultoria neste campo, assumindo também o papel de Chefe de Sala.
INFORMAÇÕES:
Horários
3ª a 5ª: 19h00/23h00
6ª e sábado: 12h00/16h00 -19h00/23h00
Domingos: 12h00/17h00
Reservas
Telefone – +351 910 549 593
Morada
Rua das Flores, 10ª
2750-642,
Cascais
Fonte: Chefsagency