RODRIGO LEÃO LANÇA FAZEL SEGUNDO SINGLE DO PRÓXIMO ÁLBUM PIANO PARA PIANO

296 views
Álbum Piano para Piano nasce do projeto que o músico e compositor partilha com a filha Rosa e é lançado a 13 de Outubro.

Fazel é o segundo single e é homanagem e conta com a participação de Ustad Fazel Sapand, músico e amigo de Rodrigo Leão  (ouvir aqui)

Depois de JagozFazel é o segundo single do próximo álbum de Rodrigo Leão – Piano para Piano – que será lançado no dia 13 de Outubro, com edição Uguru.
Como refere Rodrigo Leão,  o nome do segundo single é “em honra do meu novo amigo, o músico Ustad Fazel Sapand, natural do Afeganistão onde estudou (Kabul). Fazel reside agora em Lisboa, onde trabalha como músico e professor. Conheci-o na Cozinha Popular da Mouraria há pouco mais de um ano num jantar de solidariedade com um grupo de jovens estudantes de música afegãos. Tinham-se refugiado em Portugal naquela altura, para escaparem a tempos conturbados que o seu país atravessa e onde os seus estudos foram subitamente proibidos. Num ápice tiveram de largar tudo e deixar para trás as suas famílias e amigos para mergulharam num futuro incógnito mas – esperavam eles – melhor. Ainda tive oportunidade de assistir a actuações de muitos destes jovens talentosos cuja cultura, educação e dignidade me marcaram muito e foi com pena que vi a maioria partir daqui também. Agora surge a oportunidade de os homenagear na figura do meu amigo Fazel”.

Um tema editado há uns anos no álbum Theatrum e mais tarde em A Vida Secreta das Máquinas, surge agora com nova personalidade graças à colaboração de Fazel na voz e sítar, instrumento muito presente na música clássica indiana que Rodrigo Leão muito admira e que são a escola e fonte de inspiração de Ustad Fazel Sapand.

Rodrigo Leão é o primeiro a dizer que não é pianista, mas o piano tem surgido na sua obra como um complemento dos sintetizadores que já usou muitas vezes para escrever memoráveis melodias e pensar nos envolventes arranjos a que foi dando corpo com os ensembles que criou. Agora, um novo álbum: Piano Para Piano é um projeto que nasceu depois de uma encomenda do Festival de Piano em Vila Nova de Cerveira, desafio que o levou a compor duas novas peças que são também o princípio de um novo caminho.

Sobre este projecto, Rodrigo Leão afirma que considerou “interessante estabelecer um diálogo com quem estudou e estuda seriamente o instrumento”, apesar de não ter estudado piano, em termos académicos. Neste espetáculo, apresentado como “uma viagem ao maravilhoso desconhecido”, Rodrigo Leão partilha o palco com sua filha Rosa, de 19 anos, numa digressão nacional iniciada em Abril deste ano. Um diálogo em palco entre dois pianos acústicos.

Neste projeto, Rodrigo Leão apresenta composições da sua autoria, pensadas para serem executadas em dois pianos acústicos. Um diálogo em palco protagonizado pelo compositor e pela sua filha, Rosa.

Fonte: creativebysc.eu

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar