Regresso do prémio de fotografia REVELAÇÃO 2024 | novobanco e Fundação de Serralves

296 views

O novobanco e a Fundação de Serralves, retomam a longa parceria que criou o Prémio de Fotografia Contemporânea novobanco Revelação, reforçando aquele que é o mais importante Prémio de Fotografia em Portugal. 

Depois do interregno provocado pela pandemia, inaugura em julho de 2024 mais uma edição (a décima sexta) do novobanco Revelação, uma iniciativa que visa incentivar a criação artística de jovens talentos que se dedicam à fotografia. Esta paragem permitiu repensar o formato do prémio introduzindo mudanças que contribuem para a sua internacionalização e melhor adequação à nossa realidade, considerando as tendências recentes que têm vindo a marcar este tipo de prémios.

O artista vencedor será agora diretamente selecionado pela direção artística do Museu de Serralves – Philippe Vergne, Diretor do Museu de Serralves, Inês Grosso, curadora-chefe, e Ricardo Nicolau, curador e adjunto da direção, – tendo em conta as práticas fotográficas mais inovadoras em Portugal e internacionalmente, partindo de vários portfolios de jovens fotógrafos assinalados por artistas e académicos ligados à fotografia, e alternando, a cada edição, entre um nome nacional e um estrangeiro. A implementação de uma iniciativa global de arte contemporânea com o objetivo de descobrir, reconhecer e apoiar uma nova geração de artistas que trabalham com fotografia, confirma a vocação de Serralves para revelar artistas portugueses e internacionais com o mesmo destaque e visibilidade.

O prémio divide-se entre o valor pecuniário e uma exposição no Museu de Serralves, na qual o artista escolhido terá oportunidade de apresentar um projeto inédito, contando desde a primeira hora com o apoio das duas instituições: equipas do novobanco e do Museu de Serralves acompanharão o projeto desde o início, num diálogo direto e próximo com o artista, que contará com o seu apoio em termos de planeamento, produção e comunicação.

Além da exposição no Museu, será editada por Serralves uma publicação monográfica sobre o trabalho apresentado do artista vencedor. Esta publicação inaugura uma nova série de livros associada ao Prémio, que vai contribuir para o objetivo do novobanco Revelação de afirmar uma das iniciativas artísticas mais relevantes no panorama artístico nacional e internacional destinadas a jovens criadores.

Para o novobanco, a Fotografia é um dos pilares estratégicos do seu compromisso cultural para com a sociedade, promovendo e partilhando atividades e patrimónios culturais de forma transversal, bem como incrementando a criação artística, em particular na fotografia.

Exemplo disso é a Coleção de Fotografia do novobanco, uma das mais importantes coleções corporativas de arte contemporânea do mundo composta por mais de 1.000 obras de 300 artistas de várias gerações e nacionalidades, e disponível para visita ao público.

O regresso do novobanco Revelação, no seu novo formato, vem reforçar a aposta e compromisso do novobanco no território da fotografia contemporânea e no apoio à criação artística.

 

 

Fonte: jlma.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar