Re:Boxed – Vinhos do Alentejo transformam fitas de rótulo em caixas de transporte

67 views

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) dá mais um passo na sustentabilidade do setor vitivinícola com o lançamento de uma caixa de transporte de vinho, denominada Re:Boxed, produzida a partir da reciclagem da fita dos rótulos, um material que até agora não tinha destino útil. Desenvolvido em parceria com a empresa Partícula Verde, o projeto, inédito a nível mundial, foi apresentado ao público internacional no Sustainability In Drinks (SID), em Londres, e representa uma solução prática e mensurável de economia circular.

A nova embalagem nasce de um processo inovador que transforma o papel siliconado utilizado nos rótulos em matéria-prima para a indústria papeleira, evitando que toneladas de resíduos acabem em aterros ou sejam queimados. Desde o início do ano, este projeto dos Vinhos do Alentejo permitiu que 14 toneladas de fita de rótulos deixassem de ser descartadas. O objetivo da CVRA é poder disponibilizar aos produtores do Alentejo, em exclusivo, uma opção de embalagem de transporte nacional e internacional para as vendas online, enoturismos ou concursos de vinhos.

“Para uma ideia mais visual de todo o impacto desta iniciativa, se estendermos as fitas adesivas utilizadas nos rótulos de vinhos do Alentejo, só no ano passado, daria o comprimento de 20 mil quilómetros, o que equivale à distância entre o Alentejo e a Nova Zelândia. Até agora, este material era frequentemente aterrado ou incinerado, mas através deste processo é transformado em embalagens, gerando valor e promovendo uma verdadeira economia circular”, explica João Barroso, diretor de Desenvolvimento Sustentável e I&D nos Vinhos do Alentejo.

O projeto surge no âmbito do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), que desde 2015 coloca a região na vanguarda da produção vitivinícola sustentável em Portugal e no Mundo. Atualmente, o PSVA conta com mais de 700 membros, representando cerca de 63% da área de vinha do Alentejo, e 27 produtores certificados com um selo de produção sustentável reconhecido internacionalmente.

O lançamento da caixa sustentável vem dar resposta a uma necessidade já identificada pela CVRA, que encontra agora na Partícula Verde o parceiro certo para promover mais uma prática circular. Esta iniciativa reforça a bandeira da sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo e posiciona a região ao nível internacional enquanto um dos maiores exemplos de resiliência face aos desafios climáticos.

—————–

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. Assumindo elevados padrões de rigor, transparência e imparcialidade, a CVRA é um organismo certificador acreditado pela ISO/IEC 17065:2014, com os seus laboratórios de análises físico-químicas e sensoriais acreditados pela ISO/IEC 17025:2018. Acresce ainda a certificação pela ISO 14001:2015, devido ao forte compromisso ao nível ambiental da CVRA.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Fonte: mediatailors.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar