QUINTA DO CARVALHIDO APRESENTA 5 NOVOS VINHOS E CHEGA AO MERCADO COM GAMA ALARGADA

1039 views

A Quinta do Carvalhido chega agora ao mercado, o que não deixa de ser curioso num produtor cuja história  tem início no século XVIII, mas que sempre se remeteu a pequenas produções, limitadas a família e amigos.  Os elogios foram tantos, que decidiram agora dar-se a conhecer.

A Quinta do Carvalhido acaba de apresentar 5 novas referências, dentro de um portfólio com duas marcas, Quinta do Carvalhido e Carvalhido, onde podemos encontrar 2 tintos, 2 brancos e 1 rosé. Esta aventura, de uma quinta que há muito produz vinho, mas que apenas agora concretiza esse saber numa marca. Com a decisão tomada de avançar com a produção de vinho é também tomada a decisão de restaurar a adega e de a preparar para um dia nela se fazer vinho. É então criada a marca Quinta do Carvalhido, e 2017 marca a primeira colheita engarrafada.

Este projeto, liderado por Pedro Drummond Borges em conjunto com o seu filho, Tiago Drummond Borges, conta com o suporte de profissionais altamente conceituados tais como o enólogo Francisco Batista e o Engenheiro Viticultor José Miguel Telles e também com consultoria do Sommelier António Lopes.

A quinta oferece vinhos com uma identidade muito própria, conferida por uma combinação de fatores de diferenciação como a relação com o Tua, o solo de xisto, e a combinação de vinhas novas e vinhas antigas. A amplitude térmica, e como consequência o frio, faz com que as noites frescas ajudem a preservar a acidez das uvas, proporcionando aos vinhos de tensão e frescura, mas também um enorme potencial de evolução no tempo.

Para Pedro Drummond Borges, produtor, “esta iniciativa está repartida entre dois grandes projetos: a reabilitação das casas, para acolher família e amigos, processo que fica finalizado em 2019, e a reabilitação das vinhas. Parte deste esforço para agora vir para o mercado com os nossos vinhos passa precisamente por ter um legado que vincule esta incrível quinta à história da família e daquelas terras, e que reflita todo o seu potencial, e as características únicas das suas vinhas”.

Gama

Os 5 vinhos que a Quinta do Carvalhido agora lança no mercado são vinhos de arquitetura depurada, com frescura, originais e autênticos, com brancos aromáticos e elegantes, e tintos complexos, com taninos aguerridos, mas bem maduros.

 

Quinta do Carvalhido Branco 2022

Castas: Rabigato, Viosinho e Gouveio

Solo e clima: Xisto. Continental, quente e seco.

Visão: Amarelo palha de brilho médio e límpido.

Aroma: Em primeira análise, sobressaem as notas de pimenta branca, baunilha, pêra-rocha, lenha, casca de pinheiro, flores brancas, e casca de tangerina, que termina com mineralidade pura e chocolate branco.

Paladar: Vinho de pleno equilíbrio, com raça, mas de textura sedosa e densa que o elevam. O final é de genuína complexidade e extensão que nos deixa a salivar.

Quinta do Carvalhido Tinto 2020

Castas: Touriga Nacional e Touriga Franca

Solo e clima: Xisto. Continental, quente e seco.

Visão: Ruby de interior negro fechado, com laivos intensos de purpura na auréola.

Aroma: Notas de baunilha e flores do bosque, tulipas, fruta azul tal como o mirtilo, terminando com aromas de cacau, vinho de generosa complexidade e de potencial sem paralelo.

Paladar: Tremendo vinho, com taninos aguerridos, mas bem maduros, de álcool em simbiose perfeita com a frescura transmitida pela acidez, o final é estonteante.

 

Carvalhido Branco 2022

Castas: Rabigato, Viosinho

Solo e clima: Xisto. Continental, quente e seco.

Visão: Amarelo esverdeado, límpido e de brilho médio.

Aroma: Nuances delicadas de limão e maçã amarela madura, pêra e xisto partido, nariz contido e fino mas com imenso potencial.

Paladar: Vinho de textura imensa, acidez regulada, com intensidade alta de aroma de fruta de caroço no retronasal. O amargo alavanca o equilíbrio criando definição e identidade.

 

Carvalhido Rosé 2022

Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz

Solo e clima: Xisto. Continental, quente e seco.

Visão: Rosa brilhante e límpida.

Aroma: Aroma de pêssego, rosas e flores do campo com laivos de melancia e goji e acerola.

Paladar: Na entrada é suculento de um amargor complexo e de equilíbrio, de aprazível intensidade e caráter de fruta, a frescura reflete-se na sua crocante e harmoniosa acidez.

Carvalhido Tinto 2021

Castas: Touriga Franca, Touriga Nacional

Solo e clima: Xisto. Continental, quente e seco.

Visão: Ruby de interior negro aberto, com nuances purpura na auréola.

Aroma: Aroma de esteva e xisto molhado, envolto em notas de folha de eucalipto e acácia, framboesa e açaí muito maduro, em contra-análise notas de citrinos tipo lima e bergamota.

Paladar: Elegante, mas de tanino marcado e bem maduro, com frescura e textura condizente que se complementam e estendem. O final é longo e prazeroso.

História
Fundada em 1909, logo mais do que centenária e plena de tradição, esta quinta tem no seu terroir, localizada num vale que acompanha uma das maiores aberturas do Rio Tua, um solo na transição do Xisto para o Granito e uma orientação solar muito vantajosa, um inacreditável ativo, o que aliado ao investimento quer no rejuvenescimento quer na reestruturação das vinhas, ajudam a criar um perfil de produção e de vinho verdadeiramente únicos. Esta quinta histórica, que hoje começa a escrever o seu legado com vinhos de forte identidade, tem um total de 33 hectares dos quais 12 de vinha onde estão plantadas uma enorme variedade de castas tintas e brancas com maior enfoque nas tradicionais castas do Douro.

A diversidade de castas, colhidas à mão, é outra das características das vinhas da Quinta do Carvalhido. Nas brancas destacam-se a Arinto, Rabigato e Viosinho, enquanto nas tintas predominam as variedades Touriga Franca e Touriga Nacional, que dão origem a brancos aromáticos e minerais e tintos complexos e de potencial sem paralelo.

Informações:

Telefone – 918 14 74 91

Email – Geral@quintadocarvalhido.com

Online

www.quintadocarvalhido.com

https://www.instagram.com/quintadocarvalhido/

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar