PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE ARTISTAS 2024 “DISRUPTION: THE IMPRINT OF MAN”

201 views

Decorre até 31 de março de 2024 o prazo para apresentação de candidaturas à edição de 2024 do Programa de Desenvolvimento de Artistas (ADP) do Banco Europeu de Investimento (BEI). Em parceria com a Cité internationale des Arts, Paris, e com Neimënster, Centro Cultural de Rencontre Abbaye, Neumünster, Luxemburgo, o concurso visa a seleção de dois artistas de um Estado-Membro da União Europeia.

Os artistas deverão apresentar obra no campo das artes visuais em torno do tema “Disrupção: A Marca do Homem” (“Disruption: The Imprint of Man”). Alargando o foco no ambiente, que presidiu à anterior residência “Antropoceno – A Marca do Homem” (2014–17), pretende-se uma abordagem de questões de ordem social na UE, como o declínio da solidariedade e do respeito enquanto valores, os conflitos geracionais, o comportamento humano e suas consequências, as perturbações sociais e ecológicas e o significado das relações internacionais, entre outras questões que os artistas são convidados a tratar. “Disrupção” é, portanto, entendida não apenas no seu sentido físico, mas também como um fenómeno social, cultural e comportamental, no pressuposto de que a arte pode e deve desempenhar um papel importante no estímulo de uma resposta emocional às alterações climáticas.

_
Locais de residência

Cité Internationale des Arts, 18 Rue d’Hôtel de Ville, 75004 Paris

Neimënster, 28 Rue Münster, 2160 Grund Luxemburgo

_
Processo de seleção

O júri – composto por Tatiana Trouvé (mentora), membros do Comité das Artes do BEI, um representante da Cité Internationale des Arts, um representante da neimënster e consultores artísticos externos – selecionará os candidatos com base na qualidade artística do seu trabalho, na sua motivação e potencial para aproveitar ao máximo a oportunidade oferecida pela residência, bem como na relevância da sua prática para o contexto cultural do Instituto BEI.

Candidaturas abertas a partir de amanhã, 15 de dezembro de 2023.

_
Mais informações, nomeadamente requisitos, documentação exigida e candidaturas:

Application form for the Artists Development Programme (ADP) – EIB Institute

 

Fotografia: Lisa Hoffmann, Larissa Araz, Zhénia Stepanenko, Marta Djourina, Jonathan Pêpe (ADP 2023)

Fonte: dgartes.gov.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar