PRÉMIOS MESA MARCADA ANUNCIADOS DIA 22 DE JANEIRO

796 views

Os Prémios Mesa Marcada 2023, iniciativa do site de gastronomia Mesa  Marcada que há 15 anos elege o ranking dos melhores restaurantes e chefes a trabalhar em Portugal, irão ser  divulgados numa cerimónia a realizar dia 22 de janeiro de 2024. Este ano o evento terá lugar no Centro de  Congressos do Estoril. A cerimónia, que terá início pelas 18h, traz novidades e pretende voltar a cumprir o seu  propósito de reunir e promover o contacto entre personalidades da gastronomia portuguesa. 

A votação contou, uma vez mais, com a participação de chefes de cozinha e outros profissionais ligados à área  da restauração e da indústria da hospitalidade, bem como jornalistas e outros comunicadores da área, críticos,  bloggers e gastrónomos. O crescente interesse pelos prémios, que tem vindo a ser notado ao longos dos anos,  resultou num aumento significativo de votantes, que este ano atingiu um recorde de 280 pessoas a responder  ao convite para votar nesta iniciativa, ultrapassando os 235 jurados do ano passado.  

À semelhança dos anos anteriores, o ‘Prémio Especial Cutipol Carreira 2023’ e o ‘Prémio Especial Maria José  Macedo Produtor/Fornecedor do Ano 2023’ foram divulgados antecipadamente, tendo sido atribuídos ao chef  Rui Paula, e à Herdade do Freixo do Meio, respetivamente. E desde 30 de dezembro, começaram a ser  divulgados, nas redes sociais e site do Mesa Marcada, os nomeados nas diversas categorias, o que irá acontecer  até à data da cerimónia. 

A 15ª edição dos Prémios Mesa Marcada será marcada também pela instituição de dois novos prémios: o  ‘Prémio Especial Bar do Ano’ e o ‘Prémio Especial Bar de Restaurante do Ano’, que serão atribuídos por um  júri específico, composto por pessoas ligadas, direta ou indiretamente, ao mundo da coquetelaria, bem como  aficionados do setor.  

De destacar, nesta edição, é ainda o número recorde de restaurantes inscritos no Prémio Studioneves de  Sustentabilidade, que este ano foi de 53 candidatos, um aumento de 26% em relação à edição de 2022. Destes,  quase metade (25) são novos participantes e, do total, a grande maioria situa-se em ambientes urbanos 41  (77%), e os restantes 12 em ambientes rurais (23%). Este prémio, uma parceria com o Studioneves e a Grab a  Doughnut (consultora especializada em sustentabilidade) é o único dos Prémios Mesa Marcada que funciona  por uma inscrição que compreende trêsfases: 1ª fase – avaliação a partir de um questionário preenchido pelos  participantes; 2ª fase – apuramento de uma short list após análise dos comprovativos/evidências solicitados;  3ª fase – escolha dos vencedores após visita técnica aos locais.

Com a adição das duas novas distinções, os Prémios Mesa Marcada incluem assim, atualmente, as seguintes  categorias: Top 10 Restaurantes Preferidos*; Top 10 Chefes Preferidos* e os prémios especiais: Queijo de S.  Jorge DOP Mesa Diária*; Cutipol Carreira**; Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano**; Studioneves  de Sustentabilidade; Estrella Damm Destaque do Ano*; Sogrape Restaurante Novo do Ano*; Makro Chefe  Revelação do Ano*; Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria do Ano**; S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção  do Ano**; NX Store Serviço de Sala do Ano**; Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano*; Miele Restaurante  Clássico do Ano**; NX Hotelaria Empresário de Restauração do Ano**; Prémio Especial Nutrifresco Evento  Gastronómico do Ano*; Prémio Especial Bar do Ano, e o ‘Prémio Especial Bar de Restaurante do Ano**. 

A lista completa de todos os votados será publicada no site. E a atribuição de prémios e os vencedores da  edição anterior (2022) podem ser consultados aqui. 

* distinções atribuídas a partir dos resultados da classificação geral do painel de jurados alargado (os 280 votantes)  ** Distinções a partir de painéis júris mais restritos: Chefes do top 10 e vencedores dos prémios especiais dos últimos 5 anos, no caso dos prémios  Carreira, Produtor e Restaurante Clássico; os restantes são eleitos em grande parte por profissionais das atividades especificas em questão e  gastrónomos ou outras pessoas do meio com afinidade por essas áreas  

*** O Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade funciona através de inscrição dos restaurantes que depois são avaliados em parceria com a Grab  a Donought, empresa consultora da área. 

 

Online:
https://mesamarcada.com/
https://www.instagram.com/mesamarcada_oficial/
https://www.facebook.com/mesamarcada

Fonte: chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar