Open Call Decomposição – Mostra de Compositores Emergentes

572 views

Estão abertas as candidaturas para a 2a edição do Decomposição – Mostra de Compositores Emergentes, a realizar-se a 10 de Janeiro de 2024 no Centro Cultural Olga Cadaval!

O Decomposição pretende apresentar o trabalho de músicos e compositores emergentes de Sintra e concelhos vizinhos e estabelecer uma maior proximidade entre os seus munícipes e o panorama musical contemporâneo. Neste sentido, será realizado um festival de composição onde, para além das performances das peças selecionadas, os compositores das mesmas serão convidados a apresentar a sua obra ao público presente.

Antes do início de cada peça, o compositor terá a oportunidade de explicar ao público o conceito que originou a peça, demonstrar técnicas composicionais ou instrumentais utilizadas e/ou a que materiais (extramusicais ou não) recorreu durante o seu processo criativo. Após a apresentação, o público terá a oportunidade de lançar questões diretamente ao compositor, procurando-se assim desmistificar as ideias preconcebidas de sonoridades aleatórias, frias e descompassadas normalmente associada à música contemporânea. Desta forma, pretende-se desencadear um diálogo ativo entre compositor e público, entre a arte e comunidade, contribuindo para uma relação simbiótica entre ambos.

Esta open call, a decorrer entre 5 de Outubro e 16 de Novembro, é dirigida a jovens profissionais ou artistas amadores residentes em Portugal com idade inferior a 30 anos completos até ao dia da inscrição, existindo três categorias para inscrição: Solo ou Duo, Trio ou Quarteto e Quinteto, Sexteto ou Septeto.

Apenas serão aceites obras originais de autoria própria, contudo as mesmas não têm de ser inéditas, podem ter sido já apresentadas e podem ser, ou já ter sido, submetidas a outros concursos. As obras submetidas devem ter uma duração não inferior a 6 (seis) minutos e não superior a 12 (doze) minutos.As inscrições são realizadas através do link, e o Regulamento de Participação poderá ser consultado aqui.

 

A Claraboia é uma iniciativa conjunta de duas associações, a Associação Cultural Juvenil – Apertum Ars e a Associação Cultural Juvenil – Dínamo, que têm como objetivo fundamental a criação de uma programação cultural juvenil consistente ao longo do ano no Concelho de Sintra, programada, organizada e constituída por jovens entre os 16 e os 30 anos.

Fonte: comunicacao.claraboia

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar