O X E

577 views

A Casa Pau-Brasil apresenta a exposição OXE, do artista multimídia Francisco Baccaro com curadoria assinada por Thiago Verardi.

A mostra reúne fotografias capturadas numa pesquisa de 4 anos num espaço desmedido: do litoral ao sertão nordestino. O título faz referência tanto à interjeição popular Ôxe quanto a palavra africana Oxê, designada para o machado de dois gumes que é emblema de Xangô – Orixá da justiça. No primeiro núcleo da exposição, uma imagem repleta de simbolismo católico capturada numa comunidade quilombola em diálogo com um registro da festa de Iemanjá. No Brasil, o sincretismo religioso é tão evidente quanto a miscigenação. 

A narrativa de OXE não prega um fio condutor óbvio. Abrange a rotina dos trabalhadores, elementos arquitetônicos, estruturas, paisagens de leve teor surreal e rituais. A beleza das cenas ordinárias ora são observadas através de um viés romântico, ora sugerem questionamentos de raízes social e política. Há uma pulsante alusão carnal no olhar de Francisco Baccaro, abordando ímpetos da incongruente natureza humana. 

Fotografias de decisiva influência concretista refletidas por fluidos: estruturas opostas que numa imagem se tornam possíveis, poética que solidifica a dualidade. 

Sobre o Artista: 

Francisco Baccaro ( Olinda, 1978 ) é um artista multimídia.  Ao longo dos seus 22 anos de carreira se dedicou a fotografia social, retratismo, reportagem, cinema e videoarte. O caráter abstrato da sua estética é fundamentalmente relacionado com a pintura. Residiu em Milão por 10 anos, onde estudou nas principais instituições das áreas criativas.  Nos últimos 4 anos, esteve imerso numa pesquisa pelo sertão nordestino.

SERVIÇO:

FRANCISCO BACCARO – OXE

Curadoria: Thiago Verardi

Data: 26/09/2018 

Horário (evento de abertura): 18h00 às 21h00

Local: Casa Pau-Brasil

Endereço: Rua da Escola Politécnica, 42. Palácio Castilho – Príncipe Real. 

Lisboa – Portugal

Exposição patente até: 27/10/18

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar