O restaurante Vistas traz Henrique Sá Pessoa para cozinhar com Rui Silvestre

605 views

O Vistas Rui Silvestre (1* Michelin) vai receber Henrique Sá Pessoa, do restaurante Alma (2* Michelin), para cozinhar ao lado de Rui Silvestre, nos dias 18 e 19 de julho, com a preparação de um menu que celebra os pratos mais representativos da carreira de cada chef, numa experiência que eleva o melhor da gastronomia portuguesa.

Este evento é uma partilha entre dois grandes profissionais da cozinha portuguesa, celebrando a amizade e o profissionalismo, com foco na excelência do produto da região do Algarve. Sob o mote “Rui Silvestre cozinha com…”, o chef Rui Silvestre recebe o chef Henrique Sá Pessoa no restaurante Vistas, com 1* Michelin, inserido no complexo hoteleiro Monte Rei Resort Golf & Country Club, para preparar jantares com um menu que destaca o peixe e o marisco, simbolizando o que de melhor se pode encontrar nesta zona privilegiada do país. Este evento vai dividir-se em dois jantares, que vão decorrer nos dias 18 e 19 de julho, para uma vivência gastronómica única, com a apresentação de alguns dos melhores pratos de cada chef. Em cada uma das noites, os jantares serão servidos numa mesa imperial, com o número limitado a 20 pessoas, para uma experiência intimista e personalizada.

“O chef Henrique Sá Pessoa tem feito um trabalho incrível, quer no nosso país, quer no exterior, na promoção da nossa gastronomia, sendo por isso a pessoa ideal para celebrar a reabertura do Vistas. Acreditamos que o nosso restaurante tem um papel fundamental na promoção da gastronomia nacional no Algarve, sobretudo junto dos estrangeiros que nos visitam e que levam com eles a melhor lembrança da nossa cozinha. Este é o intuito deste evento, que pretende celebrar o produto de excelência desta zona do país, permitindo aos visitantes uma ocasião especial que possam reviver nas suas memórias. São momentos como estes que marcam a história do nosso restaurante e que permitem aos nossos clientes degustar o melhor da alta gastronomia portuguesa”, comenta o chef Rui Silvestre.

 

Ainda no âmbito desta iniciativa, refere: “Estes dois jantares constituem o primeiro evento de verão após a reabertura do Vistas Rui Silvestre, que apresenta uma nova carta e uma decoração renovada e ainda mais elegante, aportando ao restaurante um carácter distinto que permite aos nossos visitantes experiências únicas e de valorização do Algarve”.

 

O chef Henrique Sá Pessoa, notabilizado sobretudo pelo seu trabalho de cozinha de autor no restaurante Alma (2* Michelin), traz para este evento pratos que homenageiam o atum, o lírio e a pescada, com o sabor que mistura a cozinha tradicional portuguesa com as influências das suas viagens, sobretudo pela Ásia.

“Estou muito entusiasmado com a minha presença no Vistas ao lado do Rui Silvestre, que tem feito um trabalho notável no restaurante. O desafio de criar um menu que tem por base os nossos pratos mais emblemáticos com foco no peixe, produto que tão bem caracteriza a região algarvia e o nosso país, é certamente bastante aliciante e vai ao encontro do meu trabalho e dos meus valores, que passam essencialmente por valorizar o que de melhor se produz em Portugal. Estes eventos permitem dar a conhecer-nos ainda mais a quem vem de fora, tão importante para o reconhecimento do valor dos nossos profissionais”, comenta o chef Henrique Sá Pessoa.

O chef Rui Silvestre assume definitivamente a sua paixão pela proteína marítima tomando a decisão de retirar a carne do menu Vistas, cada vez mais influenciado pelo sul do país e pelos temperos exóticos de Goa e de Moçambique, que fazem parte das suas raízes familiares e das memórias de infância, e que vai trazer também para estes jantares.

O menu de degustação preparado para os dois encontros atravessa os sabores do mar, com o chef Rui Silvestre a trazer o lingueirão, a ostra e a amêijoa, num convite irrecusável para paladares exigentes. Cada jantar compõe-se por sugestões que caracterizam as carreiras dos dois chefs, com o trabalho de ambos distinguido pelo conceituado Guia Michelin. O menu é composto por 9 momentos, repartidos por três snacks, quatro pratos principais e duas sobremesas, acompanhado de wine pairing.

O menu tem o preço de 250€ e inclui a harmonização vínica.

Informações gerais

Vistas Rui Silvestre – Localização

Vistas Rui Silvestre – Reservas

Web & Social Media

Vistas Rui Silvestre – Website

Vistas Rui Silvestre – Instagram

Vistas Rui Silvestre – Facebook

Rui Silvestre – Instagram

Henrique Sá Pessoa – Instagram

Sobre o chef Rui Silvestre

Rui Silvestre nasceu em Valongo, no norte de Portugal, mas vive no Algarve desde os 10 anos de idade. Com apenas 11 anos, Rui já se misturava na cozinha da família e ajudava na confeção das refeições. Aos 16 anos integrou uma cozinha profissional pela primeira vez, decidindo-se pela continuação dos estudos num curso de Cozinha.

Após um ano a trabalhar em Portugal, a sua ambição e curiosidade levaram-no a partir em busca de inspiração para novos pratos e de novas técnicas culinárias, para descobrir outras culturas e sabores. Rui trabalhou durante sete anos em restaurantes franceses, suíços e húngaros, onde apurou e absorveu o conceito de fine dining, com especial destaque para a sua passagem pelo restaurante Le Castellet de Christophe Bacquié, com três estrelas Michelin, em França.

Em 2015, Rui alcançou a sua primeira estrela Michelin, tornando-se o mais jovem chef português de sempre (com 29 anos de idade) a conquistar este reconhecimento. Feito que repetiu em 2019, trazendo a primeira Estrela Michelin para o Restaurante Vistas e para o Sotavento Algarvio.

Utilizando as técnicas francesas, que domina, mas fundindo sabores improváveis, Rui combina os melhores produtos da terra e do mar de uma maneira inovadora, evocando todos os sentidos e preservando o sabor autêntico e excecional dos ingredientes locais. A intenção é que cada prato expresse a riqueza dos ingredientes, em torno do qual foi construído.

 

Sobre o chef Henrique Sá Pessoa

Henrique Sá Pessoa nasceu em 1976 em Lisboa, mas foi durante um programa de intercâmbio nos Estados Unidos que descobriu o gosto pela culinária enquanto assistia a uma palestra sobre o Cordon Bleu Institute, escola de gastronomia, hotelaria e gestão reconhecida internacionalmente, onde mais tarde viria a estudar.

Trabalhou em vários restaurantes de renome como o restaurante Panorama no Sheraton Hotel e Hotel da Lapa, ambos em Lisboa, no Sheraton On the Park, em Sydney, Austrália, e no Sheraton Park Lane, em Londres.

Entre vários prémios, ganhou o concurso Chef do Ano 2005, foi considerado “Figure of the Year” do ano de 2007 pela revista portuguesa “Intermagazine”, premiado com o prémio “Arte da Cozinha” de 2007 concedido pela Academia de Gastronomia Portuguesa e ganhou a GQ Men Of The Year Portugal também em 2007. Em 2008 foi premiado na 1ª edição da Horexpo Cup.

Inaugurou o seu primeiro projeto a solo, o restaurante Alma, em 2009, que recebeu o prémio de Restaurante do Ano pela Revista de Vinhos. Em 2015, reabriu Alma no coração de Lisboa, Chiado, num ambiente muito maior e mais sofisticado, de modo que finalmente foi possível para seu restaurante aparecer entre os principais da Europa. A reabertura foi tão bem sucedida que, no ano seguinte ao ocorrido, Alma recebeu a sua primeira estrela Michelin e a conta não demoraria muito para aumentar: dois anos depois, em 2018, Alma ganhou a segunda estrela.

Apresentou com grande sucesso o programa culinário “Entre Pratos”, na RTP2, e lançou um novo formato – “Ingrediente Secreto” – no mesmo canal. O seu projeto de Televisão mais recente, “Comtradição” é líder em audiência no canal 24 Kitchen, transmitido em 12 países através da plataforma de streaming Disney Plus e deu origem a um livro com o mesmo nome que está agora em sua 4ª edição.

Projetos nacionais: Tapisco, Balcão El Corte Inglês Gourmet Experience, Time Out Mercado da Ribeira e Vinha Boutique Hotel. Projetos internacionais: Chiado em Macau, Arca em Amesterdão e Joia em Londres.

Para Henrique só há a boa cozinha e a má cozinha. Ele define o seu estilo como uma cozinha de bom gosto: sabor refinado, técnica perfeita e excelente produto. A base da sua filosofia culinária está nas suas influências e referências: viagens à volta do mundo, a paixão pela Ásia, o conhecimento da culinária tradicional portuguesa, a vida em Lisboa. Em setembro de 2022, Henrique Sá Pessoa consolidou pelo 2º ano o lugar na lista dos Best Chef Awards na 70ª posição.

 

Sobre o Monte Rei Golf & Country Club

Monte Rei Golf & Country Club abriu ao público no Verão de 2007 e é um dos empreendimentos mais ímpares do setor – com um campo de golfe de campeonato Jack Nicklaus Signature, considerado um dos melhores do mundo, que se estende ao longo de mais de 400 hectares de idílicas paisagens campestres do Sotavento Algarvio. Localizado numa zona rural praticamente intacta, entre as montanhas da Serra do Caldeirão e o Oceano Atlântico, o ordenamento paisagístico deste empreendimento foi cuidadosamente desenhado de forma a garantir a preservação e a valorização da paisagem algarvia.

Com uma das densidades imobiliárias mais reduzidas da Europa, o Monte Rei Golf & Country Club oferece aos visitantes um grande leque de opções de alojamento e providencia todos os serviços esperados de um hotel de luxo, incluindo segurança durante 24 horas para garantir uma total tranquilidade.

As luxuosas moradias localizadas no aldeamento O Miradouro são o alojamento ideal para famílias, pequenos grupos de executivos ou amigos que queiram desfrutar de um resort de renome internacional numa zona algarvia tranquila e natural. Uma combinação de moradias com dois ou três quartos e moradias de quatro quartos e piscina privativa, inspiradas pela arquitetura tradicional portuguesa, oferecem aos visitantes todo o conforto de uma casa particular.

A poucos metros de distância do Clubhouse e com vista privilegiada sobre o buraco 18 do Campo de Golfe Norte e oceano Atlântico, encontramos os Clubhouse Residences. Estes recentes apartamentos oferecem todos os confortos de um estilo de vida moderno onde todos os detalhes foram considerados para o seu bem-estar, incluindo piscina aquecida privada, ginásio e sauna. Com apartamentos de um, dois e três quartos disponíveis, completamente equipados e mobilados, e terraços espaçosos para aproveitar ao máximo o clima ameno do Algarve, esta é opção ideal para umas férias merecidas.

A opção de In Residence Dining, em que o cliente pode usufruir de uma refeição em sua “casa”, é parte integrante dos serviços deste resort. É também disponibilizado um serviço de portaria que pode efetuar reservas nos diferentes restaurantes, campos de golfe ou outros serviços disponíveis no Monte Rei Golf & Country Club.

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar