O Museu Grão Vasco faz 100 anos

1218 views

Depois de passar a fazer parte do restrito núcleo de museus nacionais, o Museu Grão Vasco comemora este ano o seu centenário, assinalado com uma série de actividades que culminam em 2017, com uma exposição dedicada aos irmãos Bordallo Pinheiro. A BICA conversou com Agostinho Ribeiro, Director do Museu e responsável pela programação, tendo por companhia uma das mais impressionantes obras renascentistas portuguesas, o “São Pedro” de Vasco Fernandes.

100 anos, é verdade! E pelo facto de fazer 100 anos, definimos uma programação que não é uma programação feita individualmente ao nível da gestão cultural, mas partilhada com a cidade. A nossa preocupação, no âmbito da programação, foi chamar todos os nossos parceiros da sociedade viseense, fossem eles entidades públicas, privadas, associações, empresariado, cidadania, ligadas à arte, à cultura e às questões da solidariedade social. Fizemos uma espécie de aproximação à totalidade ou à quase totalidade da comunidade viseense, no sentido de lhes captar o interesse e partilhar com eles a programação que existe. Constituímos uma comissão organizadora, temos uma comissão de honra, integradas e irmanadas neste espírito do projecto de programação do ano do Centenário do Museu, que é efectivamente este ano, começou em 2015 e terminará em 2017 e tem os seus pontos maiores neste ano de 2016, com vários momentos emblemáticos, o primeiro dos quais ocorreu em torno do dia 16 de março.

Ler a entrevista na íntegra aqui

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar