MANIFESTO “PORTUGAL PARA TODAS AS IDADES”

303 views

Em Portugal, os dados obtidos pelos Censos 2021, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, I. P., revelam um aumento expressivo da população idosa e um decréscimo da população jovem. Por cada 100 jovens portugueses existem já 182 idosos. Portugal é, pois, um dos países que apresenta um Índice de Envelhecimento mais elevado do Mundo e projeções recentes colocam Portugal como o 4.º país a envelhecer mais rapidamente. 

Estamos ainda longe dos melhores indicadores quanto à qualidade de vida após os 65 anos. O idadismo está associado com uma pior saúde física e mental, um maior isolamento social, sensação de solidão, uma maior insegurança financeira, uma menor qualidade de vida e maiores taxas de mortes prematuras.

O combate ao idadismo é urgente e deve ser priorizado se queremos, efetivamente, melhorar os indicadores da qualidade de vida e garantir um país para todas as idades que garante a cidadania plena a todas as mulheres e homens durante o seu percurso de vida.

Associação Stop Idadismo  envia, em anexo, o Manifesto  “Portugal Para Todas as Idades”, em linha com as prioridades da Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030 e da Campanha Global #AWorld4AllAges da Organização Mundial de Saúde. (OMS).

Informamos também que a Associação Stop Idadismo apresentará e debaterá, contando com o contributos de especialistas e ativistas, na próxima quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 – 18H30 (Portugal) | 15H30 (Brasil) – o Manifesto “Portugal Para Todas as Idades”.

É possível e desejável vivermos num país, PORTUGAL, para todas as idades.

#PortugalParaTodasAsIdades  #AWorld4AllAges 

MANIFESTO

Fonte:stopidadismo.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar