LOW MID HIGH: Descobrir a indústria da música electrónica em Portugal.

2433 views

Quando soube que a segunda edição da BICA teria como tema central o Som, imediatamente sugeri ao Editor, João Moreira, escrever uma peça sobre a indústria da música electrónica em Portugal. Porquê? Pelo meu fascínio: o som electrónico provoca em mim uma sensação altamente agradável. Faz o meu corpo mover-se em dimensões inimagináveis e faz-me acreditar que a vida é incrível (e não, não pus, nem preciso de pôr um Ecstasy). É uma sensação difícil de explicar mas ela acontece. É como se entrasse numa viagem indescritível onde os sentimentos se misturam. Uma viagem espacial onde vejo fios eléctricos, ondas e cores sentindo um sentimento altamente reconfortante.

Pode dizer-se que o meu fascínio vem também da experiência que tive. Vivi um ano na capital do mundo electrónico, Berlim. Entre 2014 e 2015, a minha mente mergulhou nos sintetizadores e perdeu-se, positivamente, na potência máxima das Fuction One. No meu ano em Berlim explorei mundos inventados. Escapes de realidade que convergiam numa dança frenética e nos quais, todos os que participavam estavam ali pelo Som, esse guia confiável e concelheiro verdadeiro.

Desde o famosíssimo Berghain às festas intermináveis (às vezes duravam 5 dias) do Sisyphos ao mítico Watergate. Os meus pés pisaram todos estes dancefloors, a minha energia propagou-se com a do som e dancei, dancei, dancei. Às vezes mais de oito horas. A dança era inevitável muito por causa das vibrações electrónicas que não me deixavam estar quieto. Em Berlim conheci de tudo: grandes malucos, músicos, dançarinos, pintores, arquitectos ou apenas peregrinos do som electrónico. Eu próprio foi um peregrino.

Tentei conhecer a música verdadeiramente mas não consegui. Ninguém consegue, ela é inatingível e incompreensível. A melhor maneira de a compreender é dançando.

Ler na íntegra aqui

por Bernardo Mascarenhas de Lemos

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar