Lisboa no tempo de D. Manuel I

1500 views

No ano em que se assinalam 500 anos sobre o falecimento de D. Manuel I, o Museu de Lisboa, em parceria com o Gabinete de Estudos Olisiponenses, evoca o impacto que aquele monarca teve na  cidade.

No tempo de D. Manuel I, o reino de Portugal impôs-se como potência global. Consciente da necessidade de dotar o império de um centro decisório forte, organizado e grandioso, o monarca promoveu a radical alteração da capital, dotando-a de novos equipamentos que permitissem a Lisboa gerir eficazmente o império e funcionar como placa giratória, a partir da qual tanto se podia chegar ao Brasil, à China ou às ilhas Molucas.

Por volta de 1500, D. Manuel I decidiu mandar construir um novo palácio na Ribeira, para local de residência, deixando assim de habitar o velho Paço da Alcáçova, situado no castelo de São Jorge. A transferência da morada régia e do aparelho administrativo de Estado para a frente ribeirinha foi apenas uma das muitas dimensões da intervenção de D. Manuel I em Lisboa.

Em 1521, ano da sua morte, a cidade havia mudado muito e, em grande parte, a sua nova fisionomia urbana manteve-se até ao terramoto de 1755.

A exposição é comissariada por José Manuel Garcia (Gabinete de Estudos Olisiponenses) e será complementada com um programa de visitas orientadas (pelo comissário e por técnicos do museu) e por um ciclo de conversas com especialistas em vários domínios.

Mais informação aqui.

Terça a domingo, das 10h às 18h

Visita orientada: 5 fevereiro, às 10h30 e 17 março, às 18h
Visita D. Manuel I e a cidade de Lisboa: 29 janeiro, às 10h30 e 13 março, às 10h30

Ficha técnica:

Comissário: José Manuel Garcia (GAU/CML)

Até 27 março 2022
Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
Créditos: «Lisbona», gravura aguarelada, impressa sobre papel publicada na obra de Georg Braun «Civitatis Orbis Terrarum» (1572) © Museu de Lisboa
Fonte Agendalx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar