INVISIBLES PLACES SOUND

560 views

Os estudos de som situam-se no cruzamento entre os estudos tradicionais de música, da comunicação, da filosofia, da antropologia, da tecnologia, da acústica, das ciências naturais ou da ecologia, revelando-se um tópico de grande interesse para muitos académicos e artistas e ocupando um espaço cada vez mais relevante em áreas como o urbanismo, a arquitetura e o planeamento estratégico das cidades.

O Invisible Places é um simpósio internacional sobre Som, Urbanismo e Lugar que teve a sua primeira edição em 2014, integrado nos Jardins Efémeros, em Viseu. Desde logo se afirmou como um momento importante no panorama mundial de investigação e práticas artísticas relacionadas com os estudos sonoros, com apresentações teóricas, concertos, instalações sonoras por toda a cidade e oficinas acessíveis a toda a comunidade. Desta primeira edição surgiu a primeira publicação online – o livro digital de Proceedings, com mais de 800 páginas dedicadas à relação entre som, arquitetura, urbanismo e a vida quotidiana, para além da vontade de dar continuidade ao projeto.

Assim, a segunda edição irá acontecer de 7 a 9 de Abril de 2017 na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, e o seu programa será composto por trabalhos teóricos e artísticos selecionados a partir de uma chamada internacional que encerrou há cerca de uma semana. A adesão a esta open call foi bastante significativa, com o impressionante número de 238 propostas oriundas de 39 países diferentes:

Apenas uma parte destas propostas foi selecionada, mas o reconhecimento internacional que se expressa nestes números, bem como a qualidade das submissões apresentadas, promete uma segunda edição memorável para todos os participantes e para a comunidade micaelense. Parte destas propostas são residências artísticas e oficinas que irão oferecer à ilha de S. Miguel a possibilidade de conhecer e experienciar arte sonora e, sobretudo, aumentar a sua consciência auditiva. Pretende-se, portanto, alargar a discussão e juntar a comunidade científica e artística com a comunidade local, contribuindo para uma reflexão mais alargada sobre a problemática do ambiente sonoro na vida de todos nós.

www.invisibleplaces.org

soundingcities@gmail.com

por Raquel Castro

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar