Grande Regata dos Moliceiros é a principal atração do Ria de Aveiro Weekeend | 11 municípios em festa

300 views

Projeto da companhia Walk the Plank com a comunidade da Região de Aveiro celebra uma tradição única

 GRANDE REGATA DOS MOLICEIROS É A PRINCIPAL ATRAÇÃO DO RIA DE AVEIRO WEEKEND

 *Competição conta com participação de 15 embarcações

A Região de Aveiro está em festa este fim de semana com o Ria de Aveiro Weekend, iniciativa que, entre sexta-feira e domingo, convida a desfrutar de um programa de eventos repleto de gastronomia, festas, música, artes, património e tradição. Os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), instituição que promove o evento, são o palco desta celebração conjunta, que dá a conhecer em rede a riqueza do território nas suas mais diversas expressões, com particular enfoque na Ria de Aveiro, o recurso turístico de maior relevância da região.

É precisamente na Ria de Aveiro que acontece, no sábado, a partir das 14h30, um dos mais emblemáticos e esperados eventos do ano – a Grande Regata dos Moliceiros -, que este ano conta com 15 embarcações, mais três do que na edição passada, num esforço conjunto da Região de Aveiro em preservar uma tradição única. Nesta regata os barcos moliceiros navegarão à bolina, na sua configuração tradicional, desde a Praia da Torreira, na Murtosa até aos canais urbanos de Aveiro. O “Conquistador” é o mais jovem barco moliceiro da Ria de Aveiro e estreia-se nesta competição à vela e vara, após ter sido batizado no passado domingo na tradicional cerimónia do “Bota Abaixo”, na Murtosa. A chegada da regata está prevista para as 16h30 aos canais urbanos de Aveiro, onde decorrerá uma parada de embarcações acompanhada de música ao vivo e outras performances artísticas. Às 19h00, apresenta-se o projeto assinado pela companhia inglesa Walk the Plank, que resulta de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses em conjunto com participantes dos 11 municípios da CIRA, numa celebração simbólica e afetiva sem precedentes.

Este projeto apresenta-se na sexta-feira às 21h30 na praia da Torreira, com uma performance noturna, que conjuga um cenário aquático com apontamentos de luzes e técnicas de fogo. A utilização do fogo é, de resto, uma das competências mais extraordinárias no trabalho desta companhia de Manchester, que promoveu várias oficinas de trabalho específicas orientadas por artistas plásticos, cenógrafos, coreógrafos e outros profissionais das artes do espetáculo. Este projeto com os Walk the Plank resulta de um desafio lançado pela CIRA para celebrar artisticamente a proximidade de todo o território ao universo aquático e paisagístico da Ria de Aveiro. O resultado poderá ser apreciado na Murtosa, na sexta-feira à noite, e no sábado, às 19 horas, no Cais da Fonte Nova, em Aveiro.

Além de performances artísticas e música, o programa de sábado e domingo também integra iniciativas de caráter mais pedagógico, nomeadamente a exibição de documentários oficiais da RTP Memória sobre a apanha do moliço na Região de Aveiro.

Durante o fim-de-semana há ainda mostras gastronómicas na Murtosa, em Ílhavo, Aveiro e Vagos, com visitas guiadas a locais de produção, provas, degustações e workshops com prestigiados chefes nacionais.

  

Informação adicional e programa completo RAW2019:

W: https://www.riadeaveiro.pt

FB: https://www.facebook.com/riaaveiroweekend/

IG: https://www.instagram.com/rawaveiro/

 

fonte: ice iberica

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar