GRANDE ENTREVISTA – António Filipe Pimentel

2145 views

Fundado em 1884, o Museu Nacional de Arte Antiga é, na definição feliz do seu actual diretor, em artigo escrito para a revista brasileira Valeu!, a ‘Casa dos Tesouros de Portugal’.

Localizado na Rua das Janelas Verdes, sobranceiro ao Tejo e englobando dois edifícios históricos representativos da arquitectura portuguesa – o Palácio Alvor-Pombal e a Capela das Albertas —, nele se encontra um incrível acervo museológico, com especial destaque para a mais importante colecção de pintura antiga portuguesa dos séculos XV e XVI, de onde sobressai em todo o seu esplendor, a genial obra de Nuno Gonçalves, os Painéis de São Vicente: hoje, após remodelação recentíssima, colocada em destaque com a “dignidade e o mistério de uma capela mor”, no renovado 3º piso do museu.

Durante os seus mais de 130 anos de existência, reconhecendo-lhe a importância de maior museu do país, onde repousavam, ao cuidado dos melhores conservadores, os Painéis, a Custódia de Belém ou as Tentações de Santo Antão, de Hieronymous Bosch, poucos foram, contudo, os portugueses que lhe concederam a gentileza de uma visita ou lhe conheciam verdadeiramente o acervo. Quantos de nós saberíamos que nele se encontram o único Rafael existente em Portugal, ou o magnífico Santo Agostinho, de Piero dela Francesca?

Mas, de há 6 anos esta parte, tudo mudou! O Museu Nacional de Arte Antiga passou a estar na moda! Desde que se abriu à cidade, para ocupar por seis meses a Praça Central do maior centro comercial do país, o Co- lombo, ou que “inundou” Lisboa de réplicas de obras do seu acervo, que o mais importante museu nacional não sai das páginas dos jornais e da boca dos portugueses. Como se não bastasse, conseguiu o feito de mobilizar o país, coisa nunca vista, em torno de uma obra de arte, a Adoração dos Magos de Domingos Sequeira, com o resultado que todos conhecemos.

Ler entrevista na íntegra aqui

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar