Festival Internacional SeixalJazz

301 views

Estão já à venda os bilhetes para o Festival Internacional SeixalJazz que decorre de 12 a 21 de outubro, com os concertos a arrancarem, às 22 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e, a partir das 23, no SeixalJazz Clube, com duas sessões na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

«Além dos grandes nomes que marcaram o jazz norte-americano nas últimas décadas, temos o orgulho de receber, nesta edição, dois promissores projetos portugueses, liderados por músicos que, embora jovens, têm já um percurso assinalável: o baterista Mário Costa e o saxofonista Ricardo Toscano. O cartaz conta ainda com um ensemble europeu, conduzido pelo contrabaixista Per Zanussi. A qualidade a que o SeixalJazz já acostumou o público está bem patente novamente nesta edição que certamente contará com casa cheia», salienta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

A 13 de outubro, Ricardo Toscano (saxofone alto) sobe ao palco do Auditório Municipal, acompanhado por Artur Tuźnik (piano), Jasen Weaver (contrabaixo), João Lopes Pereira (bateria). A ligação de Ricardo Toscano com a música começou cedo, por intermédio do seu pai, também músico. Foi na Sociedade Filarmónica Operária Amorense, uma das centenárias filarmónicas do concelho do Seixal, que começou a desenvolver o seu talento, ao aprender clarinete. Ricardo Toscano First Take é o espetáculo que o saxofonista estreia no SeixalJazz, respondendo a um convite lançado pela organização do festival, em que irá sair da zona de conforto que uma formação fixa lhe traz e que a crítica confirma pela solidez dos seus discos.

No dia seguinte, Mário Costa Quarteto, composto por Mário Costa (bateria), Cuong Vu (trompete), Benoît Delbecq (piano, sintetizador e samplers) e Bruno Chevillon (contrabaixo) irá apresentar «Chromosome», um trabalho que reúne um conjunto de temas preparados com o cuidado que permite a cada elemento a exploração das suas qualidades e que engrandece o brilhantismo de um disco tão cativante quanto inesperado nos seus nove temas.

Per Zanussi & Vestnorsk Jazzensemble sobe ao palco a 19 de outubro. Em novembro de 2022, é editada «Li and the Infinite Game», peça composta por Per Zanussi & Vestnorsk Jazzensemble, com quem se apresenta no Seixal, juntamente com 11 músicos. Trata-se de um projeto que dá continuidade ao trabalho do músico para grandes ensembles e que mistura diferentes interesses musicais do compositor, indo buscar inspiração ao funk futurista, ao prog-afrobeat, às baladas de xamãs coreanas e ao free jazz norte-africano.

No programa destaca-se, ainda, a participação de músicos cujas carreiras marcaram o jazz norte-americano nas últimas décadas, nomeadamente Christian McBride, William Parker, Andrew Cyrille e Enrico Rava e, por outro lado, músicos que a crítica especializada considera dos mais talentosos de uma nova geração e que irão definir o panorama do jazz nos próximos anos, como é o caso do saxofonista Immanuel Wilkins.

Recorde-se que, além dos concertos no palco principal do Auditório Municipal, decorrem também os concertos no SeixalJazz Clube, permitindo o usufruto de um conjunto de espetáculos com entrada gratuita. Um espaço que pretende recriar um clube de jazz, de ambiente informal, e cuja programação privilegia a apresentação de grupos nacionais e de projetos assentes na música improvisada e no free jazz. Com duas sessões a decorrerem às 23 e às 0 horas, pelo palco irão passar a formação do contrabaixista André Carvalho, o quarteto de Pedro Molina, Nuno Campos 4tet, Apophenia, Garfo e o quinteto do vibrafonista Paulo Santo.

Os bilhetes estão à venda na rede Ticketline e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal. As entradas para cada espetáculo têm um custo de 12 euros, com desconto de 25% para jovens até aos 25 anos, munícipes, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.

Programa AUDITÓRIO MUNICIPAL DO FÓRUM CULTURAL DO SEIXAL

 

12 de outubro, quinta-feira, 22 horas

CHRISTIAN MCBRIDE NEW JAWN

Christian McBride – contrabaixo

Marcus Strickland – saxofone

Josh Evans – trompete

Nasheet Waits – bateria

13 de outubro, 22 horas

RICARDO TOSCANO FIRST TAKE

Ricardo Toscano – saxofone alto

Artur Tuźnik – piano

Jasen Weaver – contrabaixo

João Lopes Pereira – bateria

14 de outubro, 22 horas

MÁRIO COSTA QUARTETO

Mário Costa – bateria

Cuong Vu – trompete

Benoît Delbecq – piano, sintetizador e samplers

Bruno Chevillon – contrabaixo

19 de outubro, 22 horas

PER ZANUSSI & VESTNORSK JAZZENSEMBLE

Per Zanussi – contrabaixo e composição

Kjetil Møster, Heidi Kvelvane, Elisabeth Lid Trøen e Kristoffer Alberts – saxofones

Didrik Ingvaldsen e Simen Kiil Halvorsen– trompetes

Thomas Dahl – guitarra

Gro Austgulen – violino

John Derek Bishop – eletrónica

Børge Fjordheim e Øyvind Skarbø – bateria

20 de outubro, 22 horas

ANDREW CYRILLE, WILLIAM PARKER & ENRICO RAVA

Andrew Cyrille – bateria

William Parker – contrabaixo

Enrico Rava – fliscorne

21 de outubro, 22 horas

IMMANUEL WILKINS

Immanuel Wilkins – saxofone alto

Micah Thomas – piano

Rick Rosato – contrabaixo

Kweku Sumbry – bateria

PROGRAMA SEIXALJAZZ CLUBE

Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense

12 de outubro, quinta-feira, 23 e 0 horas

ANDRÉ CARVALHO

André Carvalho – contrabaixo

José Soares – saxofone

João Carreiro – guitarra

13 de outubro, sexta-feira, 23 e 0 horas

PEDRO MOLINA QUARTET

Pedro Molina – contrabaixo

Filipe Dias – guitarra

Miguel Meirinhos – piano

Gonçalo Ribeiro – bateria

14 de outubro, sábado, 23 e 0 horas

NUNO CAMPOS 4tet

Nuno Campos – contrabaixo

José Pedro Coelho – saxofone

Miguel Meirinhos – piano

Ricardo Coelho – bateria

19 de outubro, quinta-feira, 23 e 0 horas

APOPHENIA

João Gato – saxofone alto

Bernardo Tinoco – saxofones alto e soprano

Zé Almeida – contrabaixo

Samuel Dias – bateria

Duarte Ventura – vibrafone

20 de outubro, sexta-feira, 23 e 0 horas

GARFO

Bernardo Tinoco – saxofone tenor

João Almeida – trompete

João Fragoso – contrabaixo

João Sousa – bateria

21 de outubro, sábado, 23 e 00 horas

PAULO SANTO QUINTETO

Paulo Santo – vibrafone

João Mortágua – saxofones alto e soprano

Luís Cunha – trompete

Zé Almeida – contrabaixo

Diogo Alexandre – bateria

 

Fonte: cm-seixal.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar