Quando os dias quentes se instalam e a época balnear deixa de ser uma miragem, o desejo de estar perto do mar aumenta. Temos a sorte de, nosso país, o ter por perto em quase todas as latitudes.
Mas, apesar de não serem precisos pretextos para passar um dia à beira-mar, a organização de um evento com várias valências, capaz de agradar a diversos tipos de público, é sempre um bom motivo para voltar a Sines. A proposta chama-se Feira do Mar 2018 e, como o nome indica, é uma iniciativa – realizada em conjunto pelo Sines Tecnopolo e a Câmara Municipal de Sines – que tem como objetivo divulgar os aspetos mais relevantes da chamada Economia do Mar. Esta é a sua terceira edição.
Nos dias 15, 16 e 17 de Junho não vão faltar bons motivos para ir até Sines. A oportunidade de visitar o farol ou a lota de Sines, de fazer um batismo de paddle ou mergulho, de praticar zumba ou yoga na praia, de observar animais, algas e esculturas à beira-mar.
Numa outra perspetiva – igualmente lúdica – realizar-se-á, na Avenida Vasco da Gama, uma mostra com a presença dos principais intervenientes (empresas, entidades, privados) ligados à Economia do Mar com destaque para os produtos gastronómicos regionais, alguns dos quais apresentados em momentos de showcooking patrocinados pela Docapesca.
Numa vertente mais académica, há que referir a realização, no dia 15 de Junho, de uma conferência com o tema “Inovar e Criar para Empreender na Economia do Mar”, onde serão abordados temas fundamentais do setor por um grupo de oradores experientes na área e será lançado o concurso do projeto Platicemar.
Participar na Feira do Mar 2018 – seja por motivos de lazer, negócio ou meramente social – e revisitar a cidade de Sines. Um programainteressante e rico para o fim de semana que antecede a chegada do verão.
Programa e atividades previstas: www.feiradomar.org
Fonte: Nuno Nobre