Exposição “Saudade” com Roberto Vamos e Ânia Pais

2467 views

A Luka Art Gallery inaugura a exposição “Saudade” no dia 18 de novembro, no icônico Palácio Biester em Sintra. Vinte fotografias monocromáticas das árvores do montado português, captadas por Roberto Vamos, compartilharão o espaço da galeria com duas instalações compostas de milhares de linhas em preto e branco de Ânia Pais.

“Saudade é uma palavra tão singular e intensa do idioma português, que reflete o sentimento de ausência e nostalgia, e traduz as emoções da lembrança de alguém, de um lugar ou algum momento vivenciado. Nos faz reviver memórias, muitas vezes de forma melancólica e triste quando associadas à perdas, ou como expressão de alegria e amor pelas boas lembranças,” explica a curadora Ana Carolina Azevedo.

Ao longo de quatro anos, Roberto Vamos percorreu herdades no Alentejo em busca de personagens singulares para os seus retratos de seres que costumamos ignorar ou tratar como “recurso natural” em vez indivíduos que merecem nosso respeito e agradecimento pelo bem que nos fazem. O sobreiro, tão importante árvore do ecossistema do montado português, ganha ênfase notória ao ser captado entre a bruma da manhã, na nostalgia de uma paisagem bucólica, dos séculos que a historia carrega. “O que me fascina nestas árvores são as formas que apresentam tanto alimento para a imaginação. Olhar para estas árvores é como olhar para as nuvens e enxergar outras coisas que a imaginação cria para o mundo,” declara Roberto Vamos.

A série já recebeu vários prémios internacionais, inclusive medalhas de bronze da Prix de la Photographie Paris e da Tokyo International Foto Awards. Os sobreiros de Roberto Vamos também já foram selecionadas para exposição na Royal Geographical Society, em Londres, e na Arte Laguna, em Veneza. Já no trabalho performativo da artista Ânia Pais, a floresta toma outra forma e salta da captura da fotografia para a composição de nosso imaginário, em milhares de linhas em preto e branco do trabalho, onde a experiência da paisagem é a fonte de inspiração e nos faz imergir e envolver a estes sobreiros no espaço cenográfico, sob a luz dos candeeiros dos salões do Palácio Biester. Ânia Pais, natural da Ilha de São Miguel, é finalista da 8a edição do Prêmio Arte Jovem Millenium BCP e seu trabalho já fez parte de inúmeras exposições por Portugal e no estrangeiro.

“Somos o resultado de todas as experiências que vivemos e do conhecimento que adquirimos, mas especialmente, das linhas com que desenhamos o amanhã e das cores que pintamos os nossos sonhos. Debaixo de um sobreiro português, a exposição propõe o olhar para o horizonte, sem tristezas, apenas saudade, “ completa Ana Carolina Azevedo.

SERVIÇO:
LOCAL: Luka Art Gallery, Palácio Biester. Av. Almeida Garret, 1A, Sintra.
INAUGURAÇÃO: 18 de novembro de 2023 às 15:00
EXPOSIÇÃO: De 19 de novembro a 15 de dezembro, das 10 às 17 horas.

 

Contactos para mais informações:
Roberto Vamos
roberto@robertovamos.com
+351 910-498-381
Luka Art Gallery
Ana Carolina Azevedo
lukaartgallery@yahoo.com
+351 932-834-217

 

Fonte:guidaduarteprojetos

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar