European Film Academy anuncia Young Audience Film Weekend para celebrar o lançamento do European Film Club

360 views

O Young Audience Film Weekend arranca, no próximo fim-de-semana, com a 3ª edição da Young Audience Film Summit, cujo tema será “O Futuro da Humanidade”.

A iniciativa conta com a participação de cinco jovens portuguesas, com idades entre os 15 e os 18 anos: Maria Bacelar, que faz parte do Youth Council do EFC, a Maria Beatriz Silva e a Francisca Salgado, membros do Consultant Group do EFC e as selecionadas Alana Silva e Beatriz Montez. Todas elas participaram em edições anteriores do Young Audience Award.

A Cimeira é co-criada e organizada por 30 jovens de mais de 15 países, presentes em Erfurt, na Alemanha, e mais 100 interagindo online. Sob o tema “O Futuro da Humanidade”, serão abordadas preocupações como as alterações climáticas, os direitos humanos, o impacto social da pandemia, especialmente na saúde mental dos jovens, bem como a reflexão sobre que futuro distópico poderemos enfrentar se a Humanidade não agir. Este evento será transmitido ao vivo em toda a Europa através de www.europeanfilmclub.org

O lançamento oficial do European Film Club (EFC) vai acontecer a 5 de novembro de 2023 na Cinéma Galeries, em Bruxelas. O evento será transmitido ao vivo para mais de 25 países e será apresentado por alguns dos jovens que o co-criaram. Ao lançamento seguir-se-á a exibição simultânea de “Everything Will Change” em mais de 35 cinemas europeus, discussões sobre o filme e uma sessão de perguntas e respostas em streaming, com o realizador Martin Persiel e ao ator principal Paul Raymond.

Em Portugal, a edição do YAFW é organizada pela Academia Portuguesa de Cinema, também no dia 5 de novembro, no Cinema Fernando Lopes, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, contando com cerca de 100 participantes de vários pontos do país (Aveiro, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre).

O European Film Club é uma plataforma digital que disponibiliza um catálogo selecionado de filmes europeus facilmente acessíveis para jovens entre os 12 e os 19 anos. Constrói sobre o sucesso e a experiência do Young Audience Award da Academia (desde 2012) e dará às jovens audiências acesso durante todo o ano para continuar a sua jornada nos filmes europeus. O projeto está agora pronto para ser implementado em toda a Europa.

“Os filmes contam todas as histórias humanas concebíveis, proporcionando uma visão da vida dos outros, das diferentes culturas e do que significa ser europeu. Através do European Film Club, a Academia está a construir um amor pelo cinema europeu que não é apenas um investimento no futuro do cinema e no futuro cultural dos jovens, mas no presente: os jovens são um público extremamente importante por direito próprio”, descreve Matthijs Wouter Knol, CEO e diretor da European Film Academy.

Já a portuguesa Maria Bacelar, membro do Youth Council, quer que “o European Film Club seja um espaço onde, eu e outras pessoas, possamos encontrar-nos e comunicar num ambiente seguro sobre as suas perspetivas de forma aberta e honesta e aprender mais sobre a sua própria cultura e a cultura dos outros”.

Para finalizar a realização da Young Audience Film Summit 2023 vão ser anunciados os três nomeados para o Young Audience Award, cuja baseia-se nos Padrões de Diversidade e Inclusão da Academia Europeia de Cinema. As audiências podem candidatar-se para se juntar ao júri de 99 membros do European Film Club e selecionar o filme vencedor.

O vencedor será apresentado durante a cerimónia dos European Film Award a 9 de dezembro de 2023.

Fonte: jervispereira.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar