“Estado de Emergência”

93 views

Já lá vão uns dias desde que foi decretado o “Estado de Emergência” e mais alguns sobre o pedido das autoridades para o recolhimento e isolamento social voluntário dos cidadãos por forma a combater a propagação deste “monstro” a que chamam de Covid-19. Entretanto as notícias que nos entram em casa trazem-nos imagens que parecem tiradas de algum cenário de guerra, discursos de medo e apocalíticos de teor humano, social e económico. Parece que o mundo vai acabar… estou a exagerar é certo pois há e haverá vida para além do Covid-19, resta saber como e em que condições humanitárias, sociais e económicas lá chegaremos, mas chegaremos.

No “intermezzo” é preciso lutar e acreditar todos os dias que a “vitória” está no horizonte.

A “sorte”, ciclicamente, coloca-nos à prova. Epidemias, pandemias, guerras e crises económicas e sociais sempre fizeram parte da estória da história do mundo e, se numa primeira fase, sempre começámos derrotados ou, pelo menos, com a derrota à vista o que é verdade é que o mundo ainda cá está, ainda cá estamos, sobrevivemos tal e qual vamos sobreviver ao maldito vírus.

Muitos dirão que tivemos oportunidade de aprender com passado, outros dirão que aprendemos e que isso nos tornou mais fortes, mais resistentes, mais resílientes, melhor preparados para enfrentar o que agora no afronta. Mas, na verdade, não estamos nem nunca estaremos verdadeiramente preparados para enfrentar um perigo como este que vivemos.

O que se nos pede a todos é que ajudemos hoje no combate nesta guerra sem quartel para amanhã continuarmos a fazer a estória da história deste mundo em que somos actores. Assim será, vai tudo correr bem.

Até amanhã!

 

Por Rui Santos

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar