Espetáculo intimista celebra em Cascais o Dia Mundial da Voz 2023

495 views

Clara Capucho – a Dra. Voz – juntará Paulo de Carvalho, Paulo Gonzo e Miguel Gameiro na Academia de Artes do Estoril, a 15 de abril. As comemorações do Dia Mundial da Voz – assinalado a 16 de abril – incluem ainda, no dia 18, uma conferência sobre cuidados de saúde vocal, também na Academia de Artes do Estoril.

Para assinalar o Dia Mundial da Voz, a 16 de abril, a otorrinolaringologista Clara Capucho – especializada na voz artística e conhecida por atores e cantores como a “Dra. Voz” – irá promover no concelho de Cascais um concerto intimista com artistas portugueses de diferentes estilos musicais. Dia 18 terá lugar uma conferência dedicada aos cuidados que a população deve ter com a voz, em particular os artistas e, dentro deste grupo, os artistas transgénero (ver Programa em anexo). As iniciativas têm como objetivo ligar os espetáculos à sensibilização para a saúde vocal e são organizadas pela DraVoz, a marca criada por esta médica para as suas atividades dirigidas à voz profissional.

“É um privilégio comemorar o Dia Mundial da Voz num concelho com uma ligação tão forte aos espetáculos como Cascais”, afirma Clara Capucho, que é coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (ver perfil da “Dra. Voz” em anexo). “A proximidade com a comunidade artística é a melhor forma de promover os cuidados que toda a população, sobretudo os cantores e atores, precisa de ter para garantir saúde vocal”.

O concerto terá lugar a 15 de abril no edifício Cruzeiro, o qual acolhe, desde o início do ano, a Academia de Artes do Estoril. Irá juntar nomes como Paulo de Carvalho, Paulo Gonzo, Fábia Rebordão, Jorge Fernando, Emanuel, Miguel Gameiro, Eurico Lopes, Mimicat, João Pedro Pais, Anita Nobre, Joana Amendoeira, Syro, entre outros.

A 18 de abril, também na Academia de Artes do Estoril, decorrerá a conferência “A tua Voz é valiosa, a tua voz é importante”, na qual a otorrinolaringologista vai explicar a importância da voz e os cuidados a ter para a manter saudável. A especialista irá, também, abordar novas técnicas na mudança de voz nos artistas transgéneros, tema ao qual está dedicado este ano o programa das comemorações.

“Quero sensibilizar a população em geral, e os artistas em particular, para a prevenção das doenças da voz”, afirma Clara Capucho, que organiza há mais de uma década os rastreios da voz artística com a Fundação GDA. A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos. A Fundação GDA é o seu meio de ação para valorizar o trabalho dos artistas e promover o seu desenvolvimento humano e cultural e a sua proteção social.

“Este ano vamos abordar também o tema da mudança da voz dos artistas transgéneros porque, se há um tratamento indispensável, e que tem de ser totalmente personalizado, é o da adaptação da voz profissional destes artistas”, afirma Clara Capucho.

Efeméride assinalada em Évora e Portalegre

As comemorações do Dia Mundial da Voz deste ano estendem-se a Évora e Portalegre. A 16 de abril terá lugar um espetáculo no Teatro Garcia Resende, em Évora, que contará com grandes nomes da música como José Cid, Vitorino, Miguel Gameiro, Anita Nobre ou Jorge Baptista da Silva e, também, com a atriz Paula Marcelo, com grupos de Cantares de Évora e Monsaraz. Atuará também o grupo Seistetos, a Orquestra Juvenil, alunos orientados pelas professoras Joana Espadinha e Liliana Bizineche da Escola de Artes da Universidade de Évora, entre outros.

A 19 de abril decorrerá outro espetáculo, neste caso na Escola de Artes da Universidade de Évora no Palácio Dom Manuel, em Évora. As apresentações dos estudantes irão percorrer o jazz, o canto lírico e a poesia, com a declamação de poemas de Miguel Torga e de outros poetas.

“Estamos a preparar concertos únicos, juntando vários artistas no mesmo palco em momentos acústicos e intimistas”, afirma Raul Ribeiro, produtor dos espetáculos. “Vamos também unir o teatro, a música e os instrumentistas de sopro, dando destaque a toda a arte que envolva a voz”.

A conferência “A tua Voz é valiosa, a tua voz é importante” decorrerá no Instituto Politécnico de Portalegre a 21 de abril, destinando-se aos professores do ensino superior. Os concertos e conferências são gratuitos e limitados à lotação das salas, devendo as reservas ser feitas através de email – dravozorg@gmail.com.

 

Fonte: longoalcance.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar