Em 2024, o Doclisboa apresenta um programa que promove o diálogo entre presente, passado e futuro, levando a uma série de reflexões necessárias sobre o cinema atual.
Em destaque, a primeira na Europa e a mais abrangente no exterior, retrospetiva ao cineasta mexicano Paul Leduc, na Cinemateca. Intitulada Uma Dança para a Música do Tempo apresenta o cinema vanguardista e independente de Leduc, que retrata as grandes alterações políticas e socioculturais do seu país de origem, da segunda metade do século XX ao princípio do século XXI.
Destaque também para os filmes de abertura e de encerramento: Sempre, de Luciana Fina, obra que estreou recentemente no Festival de Veneza e que, 50 anos depois, revisita e traz para o presente os filmes, as imagens, os rostos e os ideais esquecidos ou por cumprir da revolução e O Dia Que Te Conheci, do cineasta brasileiro André Novais Oliveira. Uma história simples sobre duas pessoas que se aproximam, se amparam e depois se desejam. Através delas, desvenda-se o tecido urbano em que se movimentam.
Na secção Da Terra à Lua, que apresenta os mais recentes filmes de realizadores fundamentais do cinema contemporâneo, são de salientar Soldier Monika, de Paul Poet, centrado em Monika Donner, ex-soldado de elite, transgénero, ex-advogada no Ministério da Defesa austríaco e autora venerada pela extrema-direita, Henry Fonda for President, de Alexander Horwarth e Lula, de Oliver Stone. AF
Programação integral aqui