“Disciplina do Ver”

326 views

Inaugura na quarta-feira, 11 de Julho das 18h às 21h na Casa Pau-Brasil, a exposição “Disciplina do Ver”, da artista Paula Clerman com curadoria assinada por Thiago Verardi.

Paula Clerman ( 1969, São Paulo – SP) foi contemplada pelo Programa Nova Fotografia – MIS ( Museu da Imagem e Som) com a série “Beleza Americana” em 2016. Em 2015 foi vencedora do 4th International Exhibition of Photography Photo Emotion, em Banja Luka, Bósnia e Herzegovina.

A exposição “Disciplina Do Ver” é o resultado simbiótico entre duas séries de fotografias desenvolvidas em Portugal: “Devolutu” e “Tecitura do Espaço”. Em “Devolutu”, os questionamentos transitam entre as acepções de tempo, espaço, memória e legado no interior de edifícios abandonados – entregues ao devir.

Restaram testemunhas deste mistério, conectadas a palavras que provocam um jogo lúdico de sentidos impermanentes.  Abraçar o ímpeto de atribuir outros conceitos ou uniformizar o que compreendemos na primeira impressão?

A doutrinação do olhar é uma experiência que tem por cerne promover uma pausa, logo interrompida por outra descoberta: evidente mas potencialmente mutável. A fluidez entre as series é propositadamente livre de domínio – substrato do imóvel.

Em “Tecitura do Espaço” a luz atua como potência que se funde à sombra e ressignifica a estrutura urbana com uma poética concreta. Os fragmentos assumem as mesmas dimensões dos azulejos portugueses.

O raciocínio é matemático: busca-se uma segunda imagem e progressivamente a terceira. As composições são vestígios do percurso geográfico de um olhar que almeja orquestrar sentimentos na miríade de um caleidoscópio – um flerte metafísico.

Thiago Verardi

Exposição “Disciplina do Ver” – Paula Clerman

Curadoria: Thiago Verardi

Endereço:

Casa Pau-Brasil.

Rua da Escola Politécnica, 42.

Palácio Castilho – Príncipe Real

Lisboa – Portugal

Horário de visitação:

Segunda a sábado: 12h – 20h.

Domingos: 12h – 18h

 

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar