DESPERTAR DA TEATRAL’IDADE

497 views

Grupo de teatro +65 prova que a terceira idade pode ser activa e criativa

O Despertar da Teatral’Idade” é um projecto de teatro participativo, em que artistas profissionais e não-profissionais reivindicam os direitos das pessoas na maior idade a um envelhecimento ativo e à participação na sociedade. Tem estreia marcada para dia 5 de Julho, no Teatro do Bairro.

Produzido pela Além Mundus no âmbito do programa Arte e Envelhecimento Activo, uma parceria do Ministério da Cultura e da DGArtes, este espectáculo nasceu no grupo Teatral’Idade, um grupo de teatro de Reformados da Função Pública. Todo o projecto foi construído em conjunto, em oficinas desenvolvidas ao longo de 10 meses – de design, cenografia, escrita criativa, dança e movimento, interpretação – provando que a terceira idade pode ser estimulante, criativa, e ativa. O projecto “O Despertar da Teatral’Idade” parte da premissa de uma partilha de conhecimentos intergeracionais, onde jovens profissionais trabalharam em colaboração com os participantes com mais de 65 anos, onde os grupos partilharam práticas artísticas, ferramentas de criação e um um vasto rol de experiências.

O texto, escrito por Carolina Campanela, foi concebido a partir das experiências dos 13 participantes do curso, baseado nas histórias de vida que contaram. Em palco, este colectivo de pessoas questiona e reflete sobre os diferentes papéis que lhes foram sendo atribuídos ao longo da vida, cruzando memórias passadas e inquietações presentes, e lançando a questão: será a força do colectivo teatral’idade capaz de despertar uma nova revolução?

“Então uma pessoa farta-se de trabalhar durante toda a vida, e nesta fase que pode fazer o que bem entender, não aproveita?”

“Ainda bem que os tempos foram mudando bastante, mas nesta altura as meninas era para estarem em casa a aprender a cozinhar e a varrer e a costurar.”

“Ao fim e ao cabo nós, seres humanos, estamos todos interligados, vivemos na mesma casa comum, todos somos responsáveis pela nossa comunidade.”

“Nós não podemos estar cá a dar muita confiança às nossas doenças, porque se uma pessoa namora com elas, ainda acaba por casar.”

 

Excertos do espectáculo “O Despertar da Teatral’Idade”

A direção artística e encenação ficaram a cargo de Carolina Serrão, professora de teatro do grupo desde 2015.

O espectáculo terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

5 de Julho | 19:30
Teatro do Bairro
Bilhetes à venda na BOL

Fonte: ocolectivo.com

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar