Decomposição – Mostra de Compositores Emergentes

457 views
O Decomposição – Mostra de Compositores Emergentes regressa para a sua 2ª edição a 10 de Janeiro de 2024 às 21h no Centro Cultural Olga Cadaval!
Após uma open call, foram selecionados 4 compositores emergentes que apresentarão as suas peças e irão estabelecer uma conversa sobre o seu processo criativo! Nesta edição do Decomposição, contamos com os compositores Cristóvão Almeida com a sua obra “Estudo Acusmático”Marta Domingues com “-grafia” um solo de percussão, Pedro Beirão com “Antologia” um quarteto de cordas e Mariana Marques Coelho com “Pérola ao Vento” um trio de flautas!
O Decomposição pretende apresentar o trabalho de músicos e compositores emergentes e estabelecer uma maior proximidade entre os seus munícipes e o panorama musical contemporâneo.
Neste sentido, durante o evento, para além da performance das peças selecionadas, os compositores das mesmas serão convidados a apresentar a sua obra ao público presente. Antes do início de cada peça, o compositor terá a oportunidade de explicar ao público o conceito que originou a peça, demonstrar técnicas composicionais ou instrumentais utilizadas e/ou a que materiais (extramusicais ou não) recorreu durante o seu processo criativo. Após a apresentação, o público terá a oportunidade de lançar questões diretamente ao compositor, procurando-se assim desmistificar as ideias preconcebidas de sonoridades aleatórias, frias e descompassadas normalmente associada à música contemporânea. Desta forma, pretende-se desencadear um diálogo ativo entre compositor e público, entre a arte e comunidade, contribuindo para uma relação simbiótica entre ambos.
O Decomposição – Mostra de Compositores Emergentes é uma produção da Claraboia com o apoio da Direção Geral das Artes / Républica Portuguesa – Cultura e a Câmara Municipal de Sintra.
A Claraboia é uma iniciativa conjunta de duas associações, a Associação Cultural Juvenil – Apertum Ars e a Associação Cultural Juvenil – Dínamo, que têm como objetivo fundamental a criação de uma programação cultural juvenil consistente ao longo do ano no Concelho de Sintra, programada, organizada e constituída por jovens entre os 16 e os 30 anos.
Fonte: comunicacao.claraboia

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar