Chefs de restaurantes Michelin apresentaram harmonizações com Vinho do Porto

Chefs de restaurantes Michelin apresentaram harmonizações com Vinho do Porto

722 views

AS ESTRELAS DOS CHEFES COM PORTO FIZERAM MENUS COM ARTE

 

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) voltou a promover uma nova edição da ação “As Estrelas dos Chefes com Porto”, em três restaurantes detentores de uma estrela Michelin, no Porto e em Lisboa, com o objetivo de reforçar o posicionamento do Vinho do Porto junto de consumidores do segmento premium, complementando as sinergias da cozinha das estrelas com vinhos premium da Região Demarcada do Douro. As atividades foram dirigidas a profissionais e influenciadores com impacto no setor das compras.

O primeiro restaurante a participar foi o Eleven, do chef Joachim Koerper, que no passado dia 18 de novembro apresentou um menu requintado. A experiência começou com o Prime’s Porto Branco Seco, harmonizado com uma Salada de Perdiz e Cogumelos Silvestres. Para o prato principal, um Risotto de Vinho do Porto com Bacalhau, foi escolhido o Maynard’s Porto Late Bottled Vintage 2017. As sobremesas, por sua vez, foram acompanhadas pelo Cálem Porto Tawny 20 Anos e pelo Dalva Porto Vintage 1997, complementando respetivamente as Texturas de Marmelo e Laranja, e “O Nosso Cacau”.

Ainda em Lisboa, no dia 19, o Chefe Sebastião Coutinho, do restaurante Kabuki, propôs um Ferreira Porto Branco Seco para acompanhar o Usuzukuri Peixe Branco “À Bulhão Pato”. Já o prato principal, Guindara no Miso, Bacalhau Curado em Miso, com cebola caramelizada em Porto Ruby e kimizu, fez as honras da refeição com um Royal Oporto Porto Late Bottled Vintage 2015. Para a despedida, a dança do Quinta do Devesa Porto Branco 20 Anos com o Mochi Pastel de Nata e do Vista Alegre Porto Vintage 1999 com o Mochi Chocolate e Castanha.

As “Estrelas dos Chefes com Porto” terminaram a Norte, na última quinta-feira, 21 de novembro. No Pedro Lemos, do chefe que dá nome ao restaurante, foi possível degustar uma Sopa de cebola com o Burmester Porto Extra Dry White. O prato principal contou com Cockburn’s Porto Late Bottled Vintage 2018, harmonizado com Pombo. Para as sobremesas, a seleção recaiu sob o Quinta de Santa Eufémia Porto Tawny 20 Anos e Osborne Porto Vintage 1997, acompanhados por sabores de Banana e Chocolate.

Para o presidente do IVDP, IP, Gilberto Igrejas, “esta iniciativa reforça a importância para a promoção da Região Demarcada do Douro e da Denominação de Origem Protegida Porto, posicionando-a nos mais premiados e distinguidos restaurantes do mundo, sendo o seu valor reconhecido e apreciado de forma tão exuberante e ampla”.

MENU ELEVEN |Chefe Joachim Koerper

 

Salada de Perdiz e Cogumelos silvestres | Prime’s Porto Branco Seco

Risotto de Vinho do Porto com Bacalhau | Maynard’s Porto Late Bottled Vintage 2017

Texturas de Marmelo e Laranja | Cálem Porto Tawny 20 Anos

O Nosso Cacau | Dalva Porto Vintage 1997

 

 

MENU KABUKI | Chefe Sebastião Coutinho

 

Usuzukuri Peixe Branco “À Bulhão Pato” | Ferreira Porto Branco Seco

Guindara no Miso, Bacalhau Curado em Miso, com cebola caramelizada em Porto Ruby e kimizu |

Royal Oporto Porto Late Bottled Vintage 2015

Mochi Pastel de Nata | Quinta da Devesa Porto Branco 20 Anos

Mochi Chocolate e Castanha | Vista Alegre Porto Vintage 1999

MENU PEDRO LEMOS | Chefe Pedro Lemos

SOPA CEBOLA – cebola * quinoa * amêndoa | Burmester Porto Extra Dry White

POMBO – pombo * alcachofra * beringela fumada | Cockburn’s Porto Late Bottled Vintage 2018

BANANA – banana * alfazema * calamancia | Quinta de Santa Eufémia Porto Tawny 20 Anos

CHOCOLATE – chocolate * rum *café | Osborne Porto Vintage 1997

 

Foto: s3ms.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar