CHEFS ALEXANDRE SILVA E VASCO COELHO SANTOS TROCAM DE RESTAURANTES NAS CELEBRAÇÕES DO 7º ANIVERSÁRIO DO LOCO E DO EUSKALDUNA

664 views

O dia 14 de dezembro vai eternizar as celebrações do 7º aniversário dos restaurantes LOCO (1* Michelin) e Euskalduna Studio (1* Michelin), em que os chefs trocam as cozinhas entre si. Alexandre Silva, que culmina assim o ciclo de 7 jantares comemorativos, e Vasco Coelho Santos, que completa 7 anos do seu restaurante no Porto, irão propor-se ao desafio de preparar um menu com os mesmos ingredientes mas no restaurante oposto.

O desafio está lançado e o dia 14 de dezembro promete ficar na memória, numa noite em que o chef Alexandre Silva assume a cozinha do Euskalduna Studio, no Porto, e o chef Vasco Coelho Santos assume a cozinha do LOCO, em Lisboa. Os ingredientes são os mesmos, as preparações decorrem em simultâneo mas o resultado fica à mercê da técnica e da criatividade de cada chef e suas equipas, que o acompanham nesta troca de cenários entre amigos, para celebrar o 7º aniversário de ambos os restaurantes.

Se a imprevisibilidade foi o fio condutor dos seis jantares que se antecederam no LOCO, num ciclo de 7 jantares para celebrar 7 anos com Alexandre Silva a partilhar a cozinha com chefs vindos de várias partes do mundo, o último só podia ser ainda mais inusitado. E para desfecho, no ano em que outro grande restaurante completa o 7º aniversário, desta vez no Porto, a casa onde Vasco Coelho Santos imprime a sua marca na alta cozinha nacional, as ideias trocaram-se e surgiu a vontade de presentear os clientes de cada um dos restaurantes com propostas inesperadas, numa sintonia de mestres que harmoniosamente se conjugam para uma noite de surpresas, onde cada chef faz o impensável: abandonar a sua cozinha!

“Depois de ter partilhado grandes experiências no LOCO, com nomes como João Rodrigues, Henrique Sá Pessoa, Poul Andrias Ziska, Alex Atala, Christian Bau e Zaiyu Hasegawa, é com muito entusiasmo que, desta vez, entrego por completo a cozinha do restaurante a alguém que admiro, que confio e que sei que vai culminar estas celebrações com muita qualidade. E é também com respeito, responsabilidade e amizade que levo a minha equipa para o Euskalduna Studio e preparo aquele que será um menu especial, que celebra os sete anos deste grande espaço”, comenta o chef Alexandre Silva.

“Esta aventura só podia ser vivida entre dois colegas e amigos, que se respeitam e que confiam inteiramente no trabalho um do outro. Ambos temos a nossa personalidade bem vincada e sabemos o que queremos na cozinha, mas estamos abertos a novas experiências e a alguma ‘dose de loucura’, que nos motiva a preparar estes menus e a assumir os riscos de um território desconhecido”, acrescenta o chef do LOCO.

“O aniversário do Euskalduna é sempre uma data especial para nós e, este ano, queremos celebrar com alguém que tanto eu como a minha equipa admiramos. O Loco e o Alexandre são uma referência para nós desde o primeiro dia e nunca tínhamos tido a oportunidade de fazer um evento entre os dois. Este é o momento certo e estamos muito entusiasmados”, adianta Vasco Coelho Santos.

“Acreditamos que o Loco e o Alexandre são os parceiros ideais para esta loucura. Vamos estar numa cidade que não é nossa com clientes que, muito provavelmente, não são os nossos habituais, e com as nossas equipas a ultrapassar este “desafio”. Há muito respeito e admiração entre nós e também entre as equipas e estamos também super felizes por marcarmos o último jantar de celebração do Loco.”, afirma o chef portuense.

O início de ambos os jantares está marcado para as 19h30, numa noite que se quer de pura sintonia, com os chefs a prepararem um menu de assinatura com os mesmos ingredientes, composto por 12 momentos. Os jantares terão também o mesmo valor, de 240€ por pessoa, com harmonização vínica, e terão exactamente o mesmo número de lugares, limitados a 20 clientes em cada espaço.

As reservas para o jantar no Euskalduna Studio, a cargo do Alexandre Silva, devem ser feitas através do e-mail reservas@euskaldunastudio.pt ou do telefone 935335301. Por sua vez, as reservas para o jantar no Loco, pelas mãos de Vasco Coelho Santos, devem ser realizadas através do e-mail loco.reservas@alexandresilva.pt ou do telefone 213951861.

 

Informações úteis:

LOCO

Morada: Rua dos Navegantes, nº 53-B, 1200-731 Lisboa

Reservas: 2130951 861 | loco.reservas@alexandresilva.pt

https://www.loco.pt/

https://www.instagram.com/locorestaurant/

https://www.facebook.com/locorestaurant

EUSKALDUNA STUDIO

Morada: Rua de Santo Ildefonso, nº 404, 4000-466 Porto

Reservas: 935335301 | reservas@euskaldunastudio.pt

http://www.euskaldunastudio.pt/index.html

https://www.instagram.com/euskaldunastudio/

https://www.facebook.com/Euskaldunastudio

 

Sobre o chef Alexandre Silva:

Natural da aldeia de Abrigada, foi apenas aos 18 anos que Alexandre Silva optou pela área da gastronomia. Estudou Cozinha, Pastelaria e Gestão de F&B na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia, e “estreou-se” como chef-executivo do restaurante Bocca, em Lisboa. Ganhou visibilidade junto do público no programa Top Chef, da RTP, que venceu em 2012, e lhe garantiu uma temporada no restaurante El Celler de Can Roca, em Espanha. Nesse mesmo ano, mudou-se para o Alentejo, onde foi chef-executivo do Alentejo Marmóris Hotel & Spa e estreitou contacto com produtores e novos produtos do campo.

Em 2013, regressa a Lisboa com o desafio de chefiar o restaurante Bica do Sapato, um dos mais conceituados da capital. Um ano mais tarde, decide criar a sua própria empresa. Inaugurou o espaço Alexandre Silva no Time Out Market e, em 2015, decidiu dar um passo importante: abrir o restaurante LOCO, um projecto ousado e criativo, com poucos lugares (24), que se assumia como um ‘fine-dining’ disruptivo. Aí, desenvolveu um projecto interno de I&D – Investigação e Desenvolvimento, experimentando novas técnicas, novos produtos e produzindo novas criações. Oito meses após a abertura do LOCO, conquistou a 1ª estrela Michelin, que conserva até hoje, sete anos volvidos. Pelo caminho, ganhou várias outras distinções, como o Garfo de Ouro do Guia Boa Cama Boa Mesa do jornal Expresso (2016), Garfo de Platina (2017) e Chef do Ano (2017), da mesma entidade.

Quando o LOCO se tornou estável, sentiu ser o momento de conceber um novo projeto, o FOGO. O FOGO, que envolveu um investimento empresarial três vezes maior que o do LOCO, com 60 lugares sentados, abriu portas em dezembro de 2019, escassos três meses antes de o mundo se fechar em casa. Dividido em cinco secções – forno a lenha, potes de ferro, ‘robata’ (grelhador), padaria e pastelaria, e frios/fumeiro, continua a surpreender o público.

Sobre o chef Vasco Coelho Santos:

Quando faltava apenas um ano para se licenciar em Gestão, percebeu que a paixão pela culinária era mais forte do que o gosto pelos números. Rumou a Lisboa para integrar o Atelier de Cozinha Michel e passou pelo Restaurante Olivier e Tavares Rico. Em 2010, parte para Espanha para integrar a equipa de alguns dos melhores restaurantes do mundo: Mugaritz, Arzak e El Bulli. No regresso ao Porto, passou pelo Pedro Lemos e, antes de iniciar o projeto de Private Cooking, viaja por vários países da Europa e da Ásia e trabalha no Viajante e 2am: Dessert Bar.

Em 2016, abre, no Porto, o Euskalduna Studio: o seu primeiro espaço de cozinha contemporânea de autor, somando diversas distinções nacionais e internacionais. Em junho de 2018, abre também na cidade do Porto, o Semea, um conceito mais informal da sua cozinha. O ano de 2021 foi o ano de maior crescimento para o Chef e para o Grupo Euskalduna com a abertura de novos projetos como uma padaria, Ogi e a Peixaria by Euskalduna. Em 2022, abre o restaurante Seixo by Vasco Coelho Santos, em parceria com a Sogrape, no Douro, e no início de 2023, o projeto de comida japonesa, Kaigi.

Com a consolidação dos seus projetos, o nome do Chef também cresceu no panorama nacional e internacional. Vasco Coelho Santos e o Euskalduna Studio receberam já diversos prémios e distinções e participaram em conferências, workshops e eventos, e 2022 não é exceção. O Chef vence o prémio de Chef de l’Avenir pela Academia Internacional de Gastronomia, o Euskalduna Studio é integrado na plataforma do 50 Best Discovery, e em novembro de 2022 o restaurante é galardoado com a sua primeira Estrela Michelin, um prémio que reconhece o esforço e o trabalho de toda a equipa.

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar