CANTADEIRA LANÇA NOVO SINGLE “SENHORA DAS FLORES”

258 views

A CANTADEIRA, cantautora com um percurso musical ligado à música de tradição oral portuguesa, volta às edições com o seu novo single “Senhora das Flores“, que antecipa um novo disco a ser lançado a 10 de maio.

A CANTADEIRA é mulher, mãe, cantora, gaiteira, adufeira e procura inspiração nas mulheres de antigamente e nas de hoje, nas nossas mães, tias e avós que com as suas vozes nos embalaram, acolheram, criaram e nos deixaram o seu legado feminino forte e emotivo. Um projeto musical onde a voz é o fio condutor para paisagens sonoras ancestrais e atuais.

A artista cantou em grande parte da sua vida canções tradicionais sobre as Senhoras da tradição oral musical: “Senhora do Leite”, “Senhora da Azenha”, “Virgem da Consolação”; “Senhora do almortão”, “Senhora do Bom Sucesso” e outras tantas. Estas santas locais e divindades antigas que fazem parte da religiosidade popular e são conforto e cura para quem as evoca. É neste imaginário que nasce a sua própria senhora, a “Senhora das Flores“.

Posso dizer que o meu cepticismo ou cinismo tem sido invadido por uma grande dose de magia ao cantar as “senhoras”. Por isso quis escrever sobre essa minha busca. A busca pela minha senhora, pela minha fé, tentando entender onde está a minha cura. Quis mostrar também que a Mulher tem sido vista pela sociedade sempre através de uma matriz religiosa, mesmo que não o saibamos conscientemente. Matriz essa que nos tem feito ver as mulheres ora Virgens ora Madalenas, ora puras ora verdadeiras salomés manipuladoras. Mas quero acreditar que é possível abrir os olhos e ver o que fica entre esses dois pólos“, refere A CANTADEIRA.

O videoclipe de “Senhora das Flores” já está disponível e é realizado por Vasco Ribeiro Casais e Joana Negrão que para ir ao encontro da canção procuraram as várias representações da Mulher na pintura mais icónica da História de Arte. Desde Madalena e Salomé até às representações religiosas e pagãs, às deusas da antiguidade e às bruxas perseguidas pela inquisição.

Este single antecipa o lançamento de um disco longa-duração que será editado a 10 de maio.

 

 

Foto: Cantadeira. Créditos: Vasco Ribeiro Casais

Fonte: ricardorodrigues.press

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar