Em setembro, a Canon vai apoiar o trabalho dos fotojornalistas pelo 35º ano consecutivo, como parte da sua parceria de várias décadas com o Visa pour l’Image. Durante a Pro Week do festival (2 a 7 de setembro), que se realiza em Perpignan, no sul de França, a Canon vai homenagear a arte do storytelling documental, atribuindo duas bolsas a projetos e proporcionando a um grupo de 25 jovens talentos emergentes o acesso ao festival através do seu Student Development Programme.
A Canon vai reconhecer contribuições notáveis para o fotojornalismo com duas bolsas
Pelo 24º ano consecutivo, a Canon e o Visa pour l’Image vão atribuir uma bolsa de 8.000 euros a uma fotojornalista feminina que esteja a realizar um projeto documental de longa duração. Este ano, o júri – constituído por jornalistas e editores da CNN Digital, da revista FOAM e de outras entidades – decidiu premiar a fotojornalista neerlandesa Cynthia Boll pelo seu projeto corrente, “Reshaping home: Indonesia’s capital migration”, com a Bolsa Canon para Fotojornalistas Fermininas.
A capital da Indonésia está a afundar-se rapidamente, até 20 centímetros por ano, devido à extração de águas subterrâneas profundas. Com 10 milhões de habitantes e ainda em crescimento, as autoridades tomaram a decisão de mudar a capital da Indonésia de Jakarta para a cidade emergente de Ibu Kota Nusantara – um empreendimento monumental com repercussões profundas. Com o apoio da bolsa, Cynthia espera documentar as rotinas e os rituais da vida quotidiana na nova cidade a partir da perspetiva dos seus cidadãos pioneiros.
Em paralelo, a Canon e o Visa pour l’Image têm o prazer de oferecer ao realizador londrino Alan Lau a 5ª Bolsa de Vídeo Canon para o seu projeto de documentário de curta-metragem “The Gordian Knot”, que traz à luz o abate de jovens bovinos nepaleses – e as influências sonantes das autoridades, da religião e das pressões económicas numa região em desenvolvimento.
Abrir o caminho para a próxima geração de fotojornalistas
A Canon está empenhada em apoiar e fomentar novos talentos e, pelo 8º ano consecutivo, vai proporcionar a fotógrafos emergentes de toda a Europa, Médio Oriente e África uma oportunidade única para desenvolverem competências e progredirem nas suas carreiras, como parte do seu aclamado Student Development Programme. Neste sentido, 25 talentosos estudantes de fotografia vão participar num prestigiado workshop de cinco dias para estabelecerem contactos e aprenderem com profissionais proeminentes, tanto em grupo como em sessões 1:1 de revisão de portefólio, workshops práticos e palestras.
Os oradores e avaliadores deste ano incluem os Embaixadores Canon Laura El-Tantawy (fotógrafa documental britânica/egípcia), Elisa L. Iannacone (cinematógrafa e jornalista), Marco Longari (Chief Photographer da AFP em África), Ilvy Njiokiktjien (membro da VII Photo Agency), Brent Stirton (Correspondente Sénior da Getty Images e explorador da National Geographic) e Paolo Verzone (membro da Agence VU’). Estará também presente um grupo de especialistas do setor, incluindo Thomas Borberg (fotógrafo do Politiken), Fabiola Ferrero (fotojornalista e vencedora do concurso World Press Photo), Elisa Medde (curadora/antiga editora-chefe da Foam Magazine), Massimo Nicolaci (cineasta, cinematógrafo e colaborador da National Geographic) e Fiona Shields (Head of Photography do The Guardian).
Após os workshops, os alunos vão ter a oportunidade de participar numa seleção de visitas guiadas ao espaço de exposição do festival, organizadas pelos próprios artistas. A vencedora da Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas em 2023, Anastasia Taylor-Lind, também vai apresentar o trabalho com o qual venceu a bolsa, ‘5K from the Frontline’, que documenta as comunidades da linha da frente na região oriental de Donbas, na Ucrânia.
A presença da Canon no Visa pour l’Image
Na sede do festival, no Palais des Congrès de Perpignan, a Canon vai contar com uma área dedicada à apresentação de produtos, convidando os visitantes a experimentar as mais recentes câmaras, objetivas e impressoras da empresa, incluindo as muito aguardadas EOS R1 e EOS R5 Mark II.
Explorando o impacto emocional da impressão e o seu potencial para enriquecer vidas, os convidados podem também saber mais sobre a iniciativa ‘World Unseen’ da Canon em parceria com o Royal National Institute of Blind People (RNIB), que permite que as pessoas com perda de visão se envolvam mais com o mundo visual, e ao mesmo tempo desafia as pessoas com visão a verem as imagens através da perspetiva oposta.
Os fotógrafos acreditados também vão poder imprimir uma imagem do seu portefólio nas mais recentes tecnologias de impressão de belas-artes da Canon, bem como receber um serviço gratuito de verificação e limpeza por técnicos especializados dos Serviços Profissionais da Canon (CPS).
Fotografia: “Reshaping home: Indonesia’s capital migration” | Crédito: Cynthia Boll
Fonte: teamlewis.com