CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA INAUGURA CORUCHÉUS – UM TEATRO EM CADA BAIRRO

533 views

A Câmara Municipal de Lisboa convida para abertura do espaço cultural Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro, localizado no antigo ateliê do escultor Laranjeira Santos no Complexo Municipal dos Coruchéus na freguesia de Alvalade.

Trata-se do sexto espaço a integrar o programa Um Teatro em Cada Bairro da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como missão criar uma rede de equipamentos culturais de proximidade com diferentes características e valências e uma oferta cultural diversificada aberta aos artistas, às comunidades e aos agentes locais.

Pretende-se ainda que este espaço possa constituir-se como um ponto de encontro e de partilha de conhecimento entre os diferentes intervenientes do tecido cultural, com enfoque no território de Alvalade e num programa multidisciplinar onde as componentes sociais, artísticas e criativas se interrelacionam.

A promoção de sinergias com as entidades vizinhas do bairro de Alvalade e do Complexo Municipal dos Coruchéus: os Ateliês Municipais, a Galeria Quadrum e a Biblioteca dos Coruchéus são um dos objetivos da nova vida deste espaço, promovendo a partilha em rede e a melhoria do acesso à fruição cultural e ao lazer.

O pontapé de saída acontece já no dia 11 de novembro, às 15h00, com a cerimónia oficial de abertura dos Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro e as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes e do Vereador da Cultura, Diogo Moura.

Ao longo deste dia são várias as iniciativas culturais que incluem: os risos, as gargalhadas e os malabares com os performers da escola de circo do Chapitô; um momento musical inspirado nos musicais da Broadway e de Hollywood pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat composto por cerca de 40 solistas; um concerto intimista de Miguel Marôco que irá apresentar algumas músicas que integram o seu segundo álbum de originais a ser lançado com o selo Cuca Monga, coletivo a quem caberá encerrar estas festividades com um DJ Set a várias mãos.

No âmbito desta cerimónia, inaugura ainda a exposição “Padrão; Cinza – Aceitação do Discurso Urbano” do artista cipriota Batu Behram que, partindo da afirmação “Reclamar a Rua é um ato de rebelião”, traz à discussão a apropriação do espaço público e o seu    impacto na vida das pessoas e da sociedade. Para além de pinturas abstratas a óleo, Batu Behram oferece-nos ainda um conjunto de imagens visuais minimalistas, estruturadas e arquitetónicas, combinando instalações de texto e de som que convidam o público a refletir e a viajar sobre os conceitos da consciência individual e da existência.

Os Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro abre as suas portas no dia 11 de novembro com uma programação acessível a todos e de entrada gratuita.

A Cultura celebra-se em Alvalade com música, teatro, ateliês para famílias, encontros, clubes de leitura e emissões ao vivo ao longo dos meses de novembro e dezembro.

Fotografia: Corucheus (c) DMC_CML.jpg

 

Créditos fotográficos destaque: Corucheus2 (c)Humberto Mouco_DPCC_CML.jpg

Fonte:

Câmara Municipal de Lisboa 

Direção Municipal de Cultura

Núcleo de Comunicação Estratégica

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar