Bienal Fotografia do Porto abre portas a cinco artistas para integrar a comunidade europeia FUTURES

820 views

A Bienal Fotografia do Porto vai nomear cinco artistas emergentes da área da fotografia residentes em Portugal para integrar a comunidade europeia FUTURES em 2023. Os artistas selecionados usufruirão de uma comunidade global de fotografia para apoiar o desenvolvimento profissional de cada um deles. A Bienal Fotografia do Porto é um dos 18 membros da FUTURES.

 

São 18 instituições, de diferentes culturas, países e experiências, que constituem a maior plataforma europeia de fotografia contemporânea, a FUTURES. E, como sublinha Virgílio Ferreira, diretor artístico da Bienal Fotografia do Porto, “integrar a maior plataforma europeia de fotografia contemporânea, como é a FUTURES, significa que estes cinco artistas selecionados usufruirão de um intercâmbio internacional a partir de uma rede de instituições, curadores, artistas e públicos, potenciando visibilidade e novas oportunidades profissionais. Uma oportunidade que pode ter um impacto positivo no trabalho e percurso dos artistas escolhidos.

Durante o ano 2023, os cinco artistas selecionados terão acesso a um conjunto de workshops e masterclasses orientados pela agência Magnum — FUTURES Magnum Creative Workshop; a oportunidade de se candidatarem a uma exposição itinerante dos artistas FUTURES 2023. Para além disso, viajarão até Budapeste, em outubro, com viagem e alojamento assegurados, para participarem no Evento Anual da FUTURES, que inclui apresentações de portefólio a representantes de membros da FUTURES; e terão acesso à publicação de uma seleção de imagens, texto e biografia no catálogo e no website da FUTURES e a um fee de 500 euros.

 

Candidaturas estão abertas até ao dia 21 de janeiro

Sobre a Bienal Fotografia do Porto

A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela Plataforma Ci.CLO, financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela Direção-Geral das Artes, com o apoio mecenático do BPI e da Fundação” la Caixa”, o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e uma rede de vários parceiros estratégicos a nível nacional e internacional, nomeadamente a FUTURES – European Photography Platform.

A Bienal Fotografia do Porto reconhece os profundos desafios sociais e ecológicos que o nosso coletivo enfrenta. A nossa missão é contribuir para a produção e disseminação de perspetivas artísticas, ações e intervenções, que promovam uma mudança cultural ética e regenerativa que acreditamos ser tão desejável quanto é inevitável.

A Bienal é pioneira na pesquisa e criação na área da fotografia e na sua relação transdisciplinar com outros campos artísticos, ambientais e sociais; promovendo metodologias alternativas e propondo múltiplas perspetivas, utópicas ou distópicas, para motivar transformações culturais.

A terceira edição realiza-se de 18 de maio a 2 de julho de 2023.

Sobre a FUTURES

A FUTURES é a maior plataforma europeia de fotografia contemporânea, reunindo uma comunidade global de fotografia para apoiar e nutrir o desenvolvimento profissional de artistas emergentes.

Todos os anos, os membros da FUTURES selecionam um grupo de artistas para integrar a plataforma. Ao reunir o conhecimento e experiência curatorial de 18 membros, cada artista selecionado/a tem acesso a uma rede inédita de profissionais, mercados e públicos. Ser selecionado para integrar a FUTURES aumenta a visibilidade dos artistas no panorama internacional e potencia novas oportunidades profissionais.

A FUTURES organiza uma série de eventos na Europa, nos países membros, e atividades online para desenvolvimento profissional e artístico, estimulando a colaboração entre profissionais das artes visuais e os artistas emergentes selecionados. Todos os anos, os membros e os artistas selecionados reúnem-se no Evento Anual da FUTURES, que inclui workshops, leituras de portefólio, conferências, exposições, entre outros.

Fonte:youngnetworkgroup.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar